21/02/2025
Com agenda intensa, o BTG retorna a Portugal após 43 anos

O Balé Teatro Guaíra (BTG), uma das mais renomadas companhias de dança do Brasil, prepara um ano de 2025 repleto de atividades artísticas, circulação nacional e internacional, além de estreias e remontagens de espetáculos que consolidam sua trajetória de excelência. Sob a direção de Luiz Fernando Bongiovani, que completa quatro anos à frente do grupo, o BTG reafirma seu compromisso com a produção de alta qualidade, comparável às maiores companhias de balé do mundo.
Em março de 2025, o Balé Teatro Guaíra retorna a Portugal após 43 anos, marcando um momento histórico para a companhia. O BTG levará ao público lusitano os espetáculos "V.I.C.A.", com coreografia de Liliane de Grammont e composição musical de Ed Cortes, e a coreografia "Castelo", do coreógrafo Alessandro Sousa Pereira e composição do dinamarquês Andreas Bernitt. Haverá apresentações nas cidades de Leiria, Lisboa, Loulé, Torres Vedras e Torres Novas.
A turnê será realizada em uma parceria entre Centro Cultural Teatro Guaíra, a Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG) e o Arte Institute – organização sem fins lucrativos que dinamiza a produção e a difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa.
A turnê será a primeira em solo português desde 1983, quando foi apresentado “O Grande Circo Místico", um dos espetáculos mais consagrados do Balé Teatro Guaíra. Ao todo, 12 bailarinas e bailarinos participarão das apresentações que acontecerão nos dias 14, 15, 18, 21 e 22 de março.
“O ano de 2025 será extremamente movimentado para o Balé Teatro Guaíra, com uma intensa circulação e previsão de mais dois espetáculos inéditos”, comenta o diretor Luiz Fernando Bongiovani.
Comments