12/06/2024
Vereadores aprovaram homenagem à artista carioca
A artista carioca Ana Botafogo se tornará Cidadã Honorária de Curitiba. A homenagem foi aprovada nesta terça-feira (11) em primeira votação na Câmara Municipal, com 20 votos “sim” e uma abstenção.
A Cidadania Honorária é o título que a Câmara Municipal de Curitiba concede para homenagear pessoas nascidas em outras cidades. Aos curitibanos, o reconhecimento público de maior relevância é feito por meio do Vulto Emérito.
Ana Maria Botafogo Fonseca Marcozzi nasceu em 1957, na capital do estado fluminense. Primeira Bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, ela também foi bailarina principal do Teatro Guaíra. Sua carreira profissional começou na França, quando integrou o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de festivais de dança em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Ibero-americana de La Danza, representando o Brasil em Madri.
A bailarina também já recebeu os títulos de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, Benemérito do Estado do Rio de Janeiro e Chevalier dans L’Ordre des Arts et des Lettres, do Ministério da Cultura da França. Em 2021, tornou-se membro da Academia Brasileira de Cultura, ocupando a cadeira 44. Ao longo de sua carreira, já se apresentou não só em Curitiba, mas em mais de 100 cidades brasileiras, e em 33 cidades de outros 12 países da Europa, Ásia e Américas do Norte, Central e do Sul.
Participações marcantes da bailarina em espetáculos realizados em Curitiba aconteceram em 2023, nos 330 anos da cidade, no Ballet Clássico "Dom Quixote"; e neste ano, no aniversário de 331 anos da capital, com "O Lago dos Cisnes".
Ana Botafogo é considerada, por público e crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras. Sua trajetória é de dedicação à arte e a coloca como inspiração para todos que apreciam a dança.
Comments