07/11/2024
Linha vai beneficiar 181 mil passageiros por dia
A partir desta quinta-feira (7/11), começa a mobilização para as obras de requalificação da Avenida Arthur da Silva Bernardes, no bairro Portão. As intervenções, coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), fazem parte do projeto Novo Inter 2, que vai modernizar a mobilidade urbana e dar mais eficiência ao sistema de transporte coletivo da cidade, com a criação de faixas preferenciais para os ônibus.
O Novo Inter 2 deverá beneficiar 181 mil passageiros por dia. Além disso serão criados 34 mil empregos em toda a extensão da obra na cidade (38 km). O Novo Inter 2 passará por 28 bairros, onde moram 580 mil pessoas.
O trecho com início de obras, de 500 metros, estende-se por cerca de cinco quadras, entre as ruas Francisco Klemtz e Francisco Frischmann e exigirá o bloqueio temporário da via.
Todo o trecho será sinalizado e os motoristas precisam ficar atentos às mudanças.
De acordo com a Smop, a requalificação inclui serviços de drenagem, terraplanagem, correção geométrica, pavimentação em concreto, paisagismo, iluminação e alargamento das calçadas, garantindo mais segurança e acessibilidade aos pedestres.
“Sabemos que as obras interferem na rotina do bairro, mas elas são necessárias para proporcionar um desenvolvimento econômico e social mais significativo para a região”, destacou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues. “Essas intervenções são parte de um esforço para a evolução do transporte coletivo, tornar o trânsito mais eficiente e melhorar a qualidade de vida para todos.”
Novo binário
No local, a escavação chegará a uma profundidade de 1,5 metro, necessária para a correção geométrica da via. A expectativa é de que esta fase dure cerca de 90 dias. Ao término, a Avenida Arthur Bernardes será transformada em um novo binário com a Rua Professora Doracy Cezzarino, melhorando o fluxo de veículos e a acessibilidade para os pedestres.
Será o segundo trecho da Avenida Arthur da Silva Bernardes com obras do projeto do Novo Inter 2. A intervenção na via começou em outubro, com a reciclagem do asfalto em 93 metros da rua, no trecho compreendido entre a Avenida República Argentina e a Rua Francisco Frischmann.
Neste segmento também estão sendo feitas correções no traçado da rua, as calçadas serão alargadas e quando finalizadas serão mais seguras e acessíveis às pessoas. Os trabalhos continuam em andamento para implantação de meio-fio, paisagismo e novas camadas de asfalto neste segmento da via.
Outras ruas do entorno também recebem intervenções do projeto. Há serviços em andamento nas ruas Francisco Klemtz, Padre Leonardo Nunes, Alvaro Vardânega Francisco Frischmann, Arion Niepce da Silva, Engº Niepce da Silva.
As intervenções na avenida e vias da região fazem parte do Lote 1 do projeto, que contempla a requalificação viária de mais de 14 mil metros de ruas nos bairros Seminário, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria. Além disso, o projeto inclui a ampliação do complexo de lazer e esportes no canteiro central da avenida e a construção de um novo miniterminal no bairro Santa Quitéria.
No Santa Quitéria, intervenções acontecem nas ruas Hugo Kinzelmann, Estanislau Pampuche e Coronel Airton Plaisant.
Comments