top of page

Artista que utiliza técnica de colagem em suas obras celebra 15 anos de carreira com exposição Museu Tingüi-Cuera

  • admjornale
  • 24 de out. de 2025
  • 2 min de leitura

24/10/2025



O artista visual Adriano Catenzaro comemora 15 anos de carreira com a exposição “Ex-Truturas”, que será aberta ao público nesta sexta (24), às 19h, no Museu Tingüi-Cuera, em Araucária. A visitação é gratuita e pode ser feita de 25 de outubro a 23 de novembro, de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h, e aos sábados e domingos, das 10 às 17h.


A mostra apresenta 100 obras originais, sendo seis inéditas, e sintetiza uma década de pesquisa do artista sobre o gesto de construir, proteger e reconstruir. Nas colagens de Catenzaro, o papel é transformado em arquitetura, revelando o limite entre o frágil e o estrutural, o abrigo e a ruína.


As obras estão organizadas em seis séries – Moradas, Refúgio, Recinto, Casulo, Reino e Ente – e um conjunto de inéditos que exploram o papel como matéria simbólica e tectônica. O título “Ex-Truturas” faz um jogo entre “estruturas” e “ex”, evocando o que se ergue a partir do que já existiu.

A exposição conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição via QR Code, modelos tridimensionais para apreciação tátil e intérprete de Libras na abertura, reforçando o compromisso do Museu Tingüi-Cuera e do artista com a inclusão.


Durante o período da mostra, o público também poderá participar de três oficinas gratuitas de colagem com o artista, nos sábados dias 25 de outubro, 8 e 22 de novembro, sempre às 14h, no próprio museu. As inscrições e materiais são gratuitos e as vagas são limitadas.  O formulário de inscrição para as oficinas está disponível pela internet (CLIQUE AQUI). 


O artistaCom trajetória reconhecida nacionalmente, Adriano Catenzaro já participou de salões e bienais de arte em diversas cidades do país. Formado em Desenho Industrial pela PUC-PR e pós-graduado em Design de Embalagens, o artista une técnica e sensibilidade poética, tratando o papel como corpo e pensamento.


A exposição “Ex-Truturas” é realizada com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Araucária.


ReconhecimentoSuas obras já foram premiadas e selecionadas em salões e bienais de destaque, entre eles: o Salão de Artes Visuais de Pinhais, a Bienal de Artes Visuais de Taubaté, o Salão Curitibano de Artes Visuais, o Salão de Outono da América Latina, a Bienal Caixa de Novos Artistas e a Bienal Internacional de Curitiba.

 

Foto: Prefeitura de Araucária


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page