18/12/2021
Documento será aceito como comprovante enquanto o ConecteSUS segue fora do ar
Moradores de Curitiba que estão com viagem programada para locais que exigem o comprovante de vacinação contra a covid-19 podem utilizar o aplicativo Saúde Já para baixar a Carteira Nacional de Vacinação. O documento será aceito como comprovante da imunização enquanto o sistema ConecteSUS, do Ministério da Saúde (MS) segue fora do ar, após sofrer um ataque hacker na sexta-feira passada (10/12).
Nesta quinta-feira (16/12), o MS divulgou orientações para a emissão temporária do comprovante de vacinação covid-19 para brasileiros que estão no país. O informe recomenda a ida à unidade de saúde para a solicitação da 2ª via da Carteira Nacional de Vacinação, enquanto o seu próprio sistema não é reestabelecido. Também diz que documentos gerados por aplicativos como o de Curitiba serão válidos.
Com o recurso digital da Prefeitura de Curitiba, o usuário dos serviços de saúde da cidade não precisa fazer o deslocamento até a Unidade de Saúde, com a opção de baixar o documento do próprio telefone celular ou pelo site (confira passo a passo abaixo).
“Lançamos a funcionalidade da carteira vacinal no nosso aplicativo em abril de 2018, pela importância do documento, e foi fundamental para agilizar a vacinação contra a covid-19. Agora, o Saúde Já também contribui para evitar transtornos neste momento de organização das viagens do fim de ano”, fala a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
O certificado de imunização contra a covid-19 está sendo exigido no acesso de pelo menos 19 capitais brasileiras; e também para viagens ao exterior. Até então, o dado do aplicativo ConecteSUS era o documento a ser apresentado.
Sistema eletrônico próprio
A falha no sistema do Ministério da Saúde não comprometeu o registro da aplicação das vacinas no município. Há duas décadas, Curitiba usa um sistema de prontuário eletrônico próprio, o E-saude, que possui recursos de segurança robusto e constantemente atualizados. Esse sistema permitiu avanços inovadores para o usuário, como o Aplicativo Saúde Já Curitiba, lançado em março de 2017.
Números
Até novembro deste ano, o Aplicativo Saúde Já contabilizou 2 milhões de pessoas cadastradas e 34,5 milhões de acessos. O Saúde Já está disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android. O download deve ser feito na loja virtual de cada smartphone. Também é possível acessar pelo site da plataforma.
Comments