banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Após acionamento de geradores, Macapá segue sem energia

21/11/2020


Presidente Jair Bolsonaro esteve no estado neste sábado



O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) esteve no Amapá neste sábado (21) para ligar os geradores termoelétricos contratados para restabelecer a eletricidade no estado. A expectativa era que o ato determinasse o fim ou minimizasse o racionamento de energia, mas não foi o que se viu em Macapá. Bairros de todas as zonas têm relatos da falta do serviço.


O Amapá já sofreu dois blecautes totais; um no dia 3, que levou 4 dias para o fornecimento ser retomado parcialmente, e outro na terça-feira (17), ajustado em cerca de 5 horas. Há investigações abertas em órgãos federais e estaduais para explicar as causas. Ao todo, são 19 dias de crise energética.


O governo federal havia anunciado que 100% do estado teria energia com os geradores termoelétricos neste sábado, mas agora o discurso foi de que esse é o início do restabelecimento completo. Todo o Amapá só deve ter eletricidade na quinta-feira (26), com a instalação de um novo transformador na principal subestação do estado.


Os equipamentos, contratados para suprir a necessidade de consumo do estado, mesmo que provisoriamente, com a ativação de 45 megawatts de energia, foram montados na subestação Santa Rita, na capital Macapá, e outra no município vizinho, Santana.


Neste sábado foram ligados só 20 megawatts dos 45 contratados. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o restante entrará em operação no domingo (21).


No bairro Alvorada, na Zona Oeste, horas depois de Bolsonaro deixar a capital, a escuridão ainda era presente. O sentimento era de frustração na casa da estudante Fernanda Brito, de 24 anos, onde a família ainda estava dependendo da luz de velas.


"Aqui na minha casa continua sem energia elétrica mesmo depois do presidente acionar esse botão. Eu moro no Alvorada, próximo da subestação onde o presidente estava alguns minutos atrás e estamos à luz de velas ainda", disse.

26 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest