banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Agepar determina a Ecovia e Ecocataratas redução do pedágio

12/11/2020


Agência alega que houve erro nos cálculos en 2016 e 2017



A Agência Reguladora do Paraná (Agepar) determinou que as concessionárias Ecocataratas e Ecovia reduzam as tarifas de pedágio para compensar os erros de cálculo em reajustes realizados nos anos de 2016 e 2017. A decisão foi tomada na reunião do Conselho Diretor da agência, realizada na terça-feira.


Os técnicos da Agepar afirmaram que, mesmo que a tarifa fosse zerada até o final da concessão, ainda sobrariam R$ 132 milhões a serem ressarcidos por causa deste erro, apenas no caso da Ecocataratas, concessionária que adminitra do trecho da BR-277 entre Guarapuava e Foz do Iguaçu.


Segundo a Agepar, o valor deve ser reduzido ao mínimo possível para assegurar "a cobertura mínima dos custos operacionais" das concessionárias até novembro de 2021, quando termina o contrato atual de concessão.


A agência pediu que o valor seja calculado e apresentado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) até dia 30 de novembro para entrar em vigência em dezembro. De acordo com a Agepar, houve erro de cálculo na homologação de aditivos das duas concessionárias.


O relatório da agência aponta que o reajuste acima do valor que deveria ter sido aplicado "não decorre de ilicitude, mas de uma falha técnica no processo homologatório".


Um exemplo do erro seria o caso da Ecocataratas, o aditivo aprovado em 2016 considerou uma de obras de duplicação da pista, mas que não tinha sido concluída em todo o trecho previsto, além de usar um índice de depreciação diferente do apresentado no início do período de concessão.


Na Ecovia, que administra a BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, no litoral do estado, houve erro no cálculo dos índices de depreciação dos ativos. Neste caso, a agência não apresentou impacto financeiro.


Segundo a determinação da Agepar, o valor que sobrar após a redução nas tarifas deverá ser devolvido.


3 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest