top of page

Número de acidentes em canaletas de ônibus de Curitiba subiu 51% no último ano

01/04/2024

59 acidentes envolvendo pedestres, ciclistas e ônibus foram registrados



Um levantamento realizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) mostra que no ano passado ocorreram 59 acidentes nas canaletas de ônibus envolvendo ciclistas e pedestres, com 54 feridos e três mortes. O volume é 51% superior ao de 2022, quando foram 39 acidentes, com 44 feridos e quatro mortes.

 

A Prefeitura faz um alerta para o crescimento dos casos de conduta perigosa de pedestres e ciclistas. A circulação nestes locais, que é proibida, aumenta o risco de acidentes envolvendo ônibus do transporte coletivo.

 

Nos dois primeiros meses do ano já ocorreram nove acidentes, com oito feridos. No mesmo período do ano passado foram seis acidentes com oito feridos.

 

Ações educativas orientam a população sobre os perigos de trafegar nas canaletas. Uma delas foi realizada durante o Passeio Ciclístico Condor de aniversário no último dia 24/3, com o objetivo de orientar ciclistas sobre segurança viária ao pedalar pelas ruas da capital. A orientação enfatizou, sobretudo, a proibição e o risco de circular nas canaletas exclusivas do transporte público.

 

Conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as canaletas são exclusivas para o uso do transporte coletivo. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias. Ou seja, caminhar, pedalar ou praticar esportes neste espaço é proibido e perigoso.

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page