Abrale informa população sobre o câncer e homenageia pacientes oncológicos

02/02/2022


Será a sexta edição da campanha “Vá de Lenço”



A Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia realiza no Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, mais uma edição da Campanha Vá de Lenço. A iniciativa homenageia os pacientes oncológicos e estimula a população a se prevenir contra os fatores evitáveis da doença.


A campanha, realizada desde 2017, convida os participantes a fazerem uma amarração com um lenço na cabeça ou em outras áreas visíveis do corpo e postarem uma foto nas redes sociais com a hashtag #vádelenço, alertando para a prevenção do câncer e o papel importante que cada cidadão pode ter no cuidado da própria saúde, com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.


A Abrale também vai enviar 1.400 lenços para 36 hospitais, clínicas e casas de apoio em 11 Estados, mantendo a parceria com o Instituto Quimioterapia e Beleza e do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. A campanha vai contar, ainda, com o apoio de artistas e influenciadores digitais, como Lázaro Ramos, Sophia Abrahão, Isis Valverde, Rafael Portugal, Débora Falabella, Paulinho Vilhena, Carol Castro, Hortência.


“O câncer é uma das doenças que mais impactam a população global e também a brasileira, em termos de incidência e mortalidade. Precisamos estimular a promoção ao estilo de vida saudável e a prevenção, apoiar os pacientes e colocar a Política Nacional de Assistência Oncológica em destaque na agenda pública de forma prioritária no Brasil”, afirma a CEO da Abrale, a médica sanitarista Catherine Moura.


Entre os hábitos que ajudam na prevenção do câncer estão a cessação do tabagismo, a adoção de uma dieta saudável, a manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividades físicas, a vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes, evitar a exposição solar desprotegida, realizar os exames preventivos para câncer de colo de útero, intestino, mama e próstata, para o público e faixas etárias indicadas, por exemplo, entre outras ações.


“Nos dois últimos anos, por conta da pandemia, houve grande impacto na atenção oncológica no Brasil, com prejuízos nos atendimentos para diagnósticos e tratamento. Precisamos investir cada vez mais na prevenção e evitar o aumento de casos”, ressalta a presidente da Abrale, Merula Steagall.

Mais informações sobre a campanha estão em https://www.abrale.org.br/va-de-lenco/


Sobre a ABRALE

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) foi fundada por pacientes e familiares em 2002, com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. A atuação da associação é sustentada por quatro pilares: Apoio ao Paciente, Educação e Informação, Pesquisa e Monitoramento e Políticas Públicas.



Últimas Notícias