Abertas matrículas para Educação de Jovens e Adultos em São José dos Pinhais
- 14 de mai.
- 2 min de leitura
14/05/2026

Você conhece alguém que gostaria de aprender a ler e escrever ou retomar os estudos? Em São José dos Pinhais, jovens, adultos e idosos têm uma nova oportunidade de reconstruir a trajetória escolar por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas turmas voltadas ao 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa é destinada a pessoas com 15 anos ou mais que não iniciaram ou não concluíram os anos iniciais da educação básica. Gratuita e sem limite de idade, a modalidade busca ampliar o acesso à alfabetização e à continuidade dos estudos, oferecendo acolhimento, apoio pedagógico e valorização das experiências de vida de cada estudante.
As aulas acontecem de segunda a quinta-feira em escolas municipais distribuídas em diferentes regiões da cidade, facilitando o acesso da população. As matrículas podem ser realizadas em qualquer período do ano, diretamente nas unidades de ensino que ofertam a modalidade ou na sede da Semed.
A secretária municipal de Educação, Fátima Cardoso, destacou que a EJA representa mais do que a retomada dos estudos; é também uma oportunidade de transformação pessoal e inclusão social. Segundo ela, muitas pessoas carregam o desejo de voltar à sala de aula, mas acabam adiando esse passo por diferentes motivos ao longo da vida.
“A Educação de Jovens e Adultos é um espaço de acolhimento, respeito e valorização das histórias de cada estudante. Nunca é tarde para aprender, desenvolver a autonomia e abrir novos caminhos pessoais e profissionais. Queremos que essas pessoas saibam que as portas das nossas escolas estão abertas para recebê-las”, afirmou a secretária.
Ela também reforçou a importância da mobilização da comunidade para incentivar familiares, amigos e vizinhos a retomarem os estudos.
“Muitas vezes, um convite ou uma palavra de incentivo faz toda a diferença. Aprender a ler e escrever transforma vidas, fortalece a autoestima e amplia oportunidades. A educação tem esse poder de mudar histórias em qualquer idade”, completou Fátima.
As turmas de EJA são ofertadas nas seguintes unidades da rede municipal:
Escola Municipal Aníbal Ribeiro Leal – Quissisana;
Escola Municipal Castro Alves – Parque da Fonte
Escola Municipal Celestina Foggiatto – Jardim Cruzeiro
Escola Municipal Francisco Ferreira Claudino – Borda do Campo
Escola Municipal Jorge Nascimento – Guatupê
Escola Municipal José de Anchieta – Colônia Rio Grande
Escola Municipal Leonilda Ravaglio Trevisan – Jardim Itália
Escola Municipal Maria Eufrásia Torres – Jardim Ipê
Escola Municipal Pedro Moro Redeschi – Pedro Moro
Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar documento de identidade (RG ou CPF) e comprovante de endereço.
Além das unidades escolares, os interessados podem buscar informações na Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Ensino Fundamental – Educação de Jovens e Adultos, pelo telefone (41) 3134-4886, no site oficial da Prefeitura de São José dos Pinhais ou pela plataforma CadEJA, do Ministério da Educação.
Serviço
Matrículas abertas – Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Público-alvo: pessoas com 15 anos ou mais
Etapa: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Período de matrícula: durante todo o ano
Documentos necessários: RG ou CPF e comprovante de endereço
Informações: (41) 3134-4886
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais







Comentários