top of page

Ações tentam prevenir alagamentos em Curitiba

11/04/2024

Limpezas e desassoreamentos são realizados em diferentes bairros de Curitiba



Equipes da prefeitura trabalham nesta semana em ações de limpeza e desassoreamento em diferentes bairros de Curitiba. O objetivo é manter rios, córregos e cursos de água desobstruídos e preparados para resistirem aos efeitos das chuvas fortes. Um dos pontos atendidos no período é o Córrego Vila Osternack, na altura do Sítio Cercado.

 

O Córrego Vila Osternack é afluente do Ribeirão dos Padilhas, rio que percorre os bairros Xaxim, Alto Boqueirão, Pinheirinho, Sítio Cercado, Bairro Novo e Ganchinho até desaguar no Iguaçu.

 

Dessa vez, o trabalho para garantir a vazão do córrego iniciou na altura da Rua Eduardo Pinto da Rocha e está avançando dia a dia. Cerca de 350 metros já foram limpos e atualmente o serviço acontece na altura da Travessa Eli Volpato, onde mais 100 metros serão desassoreados. A previsão é de que a equipe finalize neste local até a próxima semana.

 

No mês passado, os cuidados no Córrego Vila Osternack aconteceram entre as travessas Hamilton Alves Pinto e Otto Hildebrando Doetzer, um trecho aproximado de 500 metros. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

 

Ações semelhantes estão em andamento ou programadas para começar nos próximos dias em outros bairros. Com a ajuda de uma escavadeira, equipes trabalham no desassoreamento mecânico e na regularização de taludes nas margens do Córrego Vila Formosa, em trecho de 615 metros entre Rua Carlos Klemtz e Rua Irineu da Silva, no bairro Fazendinha. No Cajuru, a ação preventiva foi realizada na rua Dr. José Giostri Sobrinho, entre a rua Miguel Pedro Abib e o rio Atuba.

 

Outra ação cotidiana de prevenção de alagamentos é a limpeza das galerias e caixas de captação das águas de chuva na cidade. O trabalho evita que a obstrução dos canos cause alagamentos em dias de chuvas fortes.

 

Para fazer a limpeza, é utilizado um caminhão equipado especificamente para este tipo de serviço. Um motor, duas mangueiras e depósitos para água e armazenamento de detritos compõem o caminhão hidrojato sugador. O serviço normalmente é solicitado pela população, ao perceber que os bueiros não vencem escoar as águas das chuvas.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page