top of page

400 mil maços de cigarro contrabandeado são apreendidos na BR-373

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 9 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

09/12/2023


Apreensões foram feitas em Ponta Grossa e Prudentópolis



Cerca de 400 mil maços de cigarro contrabandeado foram apreendidos nesta sexta-feira (8) em dois trechos da BR-373, nos Campos Gerais do Paraná. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A primeira apreensão aconteceu às 9h10, em Prudentópolis, e a segunda às 13h30, em Ponta Grossa.

A apreensão de Prudentópolis totalizou 50 mil maços de cigarro. Segundo a PRF, o produto estava sendo transportado no compartimento de carga de um caminhão de leite em pó emplacado em Palmitos, Santa Catarina. O condutor relatou que a carga seria entregue em Guamiranga, diz a polícia.

Em Ponta Grossa, o flagra foi feito no trecho urbano da BR-373, na Avenida Souza Naves, e totalizou 350 mil maços de cigarro contrabandeado. A carga estava distribuída em cerca de 750 caixas, diz a PRF.

A polícia também suspeita que o veículo teve placas adulteradas. A que constava no caminhão era de Jundiaí (São Paulo), mas, "na cabine, estavam mais dois jogos de placas, entre elas, as originais do veículo, com registro em Maringá", diz a PRF.

Os dois condutores foram detidos e encaminhados a delegacias de Polícia Federal.

O Paraná concentrou quase metade (49%) das apreensões de cigarro contrabandeado registradas pela Receita Federal em 2022. No estado, 62% dos cigarros vendidos em 2022 vieram do contrabando - taxa muito acima nacional, de 41%.

Os dados fazem parte de um "raio-x" divulgado pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) sobre o mercado ilegal. Desde 2014 a pesquisa é feita anualmente pelo Instituto Ipec.

O levantamento revela que, de todas as mercadorias apreendidas em 2022 pelo fisco no Paraná, 73% são cigarros contrabandeados.

O perfil da fronteira coloca o estado como ponto de destaque na rota dos contrabandistas. O preço do cigarro contrabandeado é considerado o principal atrativo para quem consome o produto irregular.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page