4º Fórum Paranaense de Turismo Religioso discutiu promoção de novas rotas de fé
- admjornale
- 15 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
15/08/2021
O evento teve transmissão pelo YouTube e teve como objetivo contribuir para a qualificação do segmento

Especialistas em turismo religioso de diversos estados e países debatem a promoção do turismo religioso nesta semana. O 4º Fórum de Turismo Religioso teve transmissão pelo YouTube.
O evento teve como objetivo contribuir para a qualificação do segmento, a fim de valorizar o patrimônio histórico-cultural e incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, micro-regional e estadual.
O fórum reuniu profissionais envolvidos com o setor, das iniciativas pública e privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas, entre outros.
O turismo, em todas as suas esferas, foi um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19 e o evento debateu a retomada da economia nos municípios com a exploração de templos religiosos.
O diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, disse que o fórum foi uma oportunidade para troca de experiências. “A Paraná Turismo está atenta e acompanha de perto todos os movimentos de ações que projetam e promovem o turismo religioso. Para isso, foi criado um grupo de trabalho para debater sobre a criação de rotas de fé”, disse.
De acordo com ele, os religiosos vão até as cidades atraídos pela fé e promovem a economia local. “São rotas de bicicleta, a cavalo, a pé e de carro. É um turismo que é feito de várias formas”, completou.
O vice-governador Darci Piana participou desde os primeiros fóruns e reuniões para a implantação de rotas de fé. “O Paraná é o estado mais avançado no turismo religioso do País. Hoje, milhões de pessoas participam de alguma forma do turismo religioso em todo o Estado”, afirmou.
O vice-governador destacou, ainda, a parceria com o setor do comércio e formadores de cursos de capacitação. “Temos uma forte relação com o setor comércio e qualificação de mão-de-obra especializada para recepção de turistas no segmento religioso”, completou.
“Dentro do nosso grupo de trabalho conseguimos ver a necessidade e a importância de fazer esse olhar mais apurado para dentro dos nossos espaços e atrativos religiosos, como podemos transformá-los em espaços que trazem benefícios aos empresários e turistas”, destacou a diretora-técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta.
Dos atrativos turísticos cadastrados no Estado do Paraná, 25% são do segmento religioso, entre templos, rotas de peregrinação. O turismo religioso é um dos segmentos mais importantes para o Paraná pela variedade de atrativos.
De acordo com levantamento do Sebrae-PR, em parceria com a Paraná Turismo, em 2020, o turismo religioso foi o 3º segmento com maior número de atrativos (299) no Estado. Destaca-se nesse segmento a região turística Terra dos Pinheirais, na qual, dos 157 atrativos presentes, 36 são de cunho religioso.
O Paraná já conta com rotas de turismo religioso, como a Rota do Rosário, em Jaguariaíva, e a Rota do Equilíbrio, em Irati. Além disso, está sendo estruturado o Caminho das Santas Chagas, em Borrazópolis, e a retomada das Missões Jesuítas da Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix.
Foto: José Fernando Oura/AEN
Comments