Retorno às atividades físicas exige cuidados

Especialista explica a importância de retomada gradual



Após meses de isolamento social, os governos estaduais já iniciaram os protocolos de retomada de inúmeras atividades comerciais em todo o Brasil. Além do retorno do comércio, as pessoas voltaram à prática de atividades físicas ao ar livre. Em Curitiba, por exemplo, os parques foram liberados apenas para atividades físicas individuais e com máscara, segundo a Secretária Estadual do Meio Ambiente. Na pandemia, a atividade caiu cerca de 20% de acordo com a pesquisa da Polar. No entanto, apesar da volta à circulação, o Governo do Estado do Paraná divulga que há mais de 168 mil casos e 4,2 mil mortes pelo Coronavírus, sendo mais de 36 mil casos e 1,2 mil óbitos apenas em Curitiba.


Diante disso, a diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, Myrna Campagnoli explica que é importante a prática de atividades físicas durante a pandemia, com o acompanhamento de educador físico, e que AO SE exercitar ao ar livre é fundamental manter as medidas sanitárias e o distanciamento. “Realizar exercícios físicos não previne o contágio da Covid-19, mas atua no bem estar, reduz estresse, melhora a pressão arterial e a glicemia além de contribuir para saúde de forma global aumentando a imunidade total”, conta.


Myrna comenta ainda que o retorno aos exercícios físicos deve ser realizado de forma gradual para não gerar lesões. “A recomendação é que a pessoa volte com 50% do volume de exercícios que fazia antes, retomando gradativamente. Além disso, deve se manter sempre hidratada e com uma alimentação balanceada”, recomenda a médica.


Os pacientes que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 devem procurar especialistas para investigar possíveis sequelas cardiológicas ou respiratórias antes de retornarem às atividades físicas. “Os pacientes já curados devem procurar um especialista para que faça uma avaliação médica e indique quando é o melhor momento para o retorno à atividade, quais modalidades são indicadas e também qual a intensidade que elas devem acontecer”, finaliza Myrna.


Sobre o FRISCHMANN AISENGART


Há 75 anos o Frischmann Aisengart oferece o que há de mais moderno em medicina diagnóstica, atuando com exames de análises clínicas, provas hormonais, exames genéticos, entre outros, além da aplicação de vacinas. Com mais de 40 unidades no Paraná, oferece diferenciais aos seus pacientes como o serviço de Coleta Domiciliar, agendamento on-line, pediatria com a turma do Scooby-Doo, entre outros. O laboratório Frischmann Aisengart integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, rede que processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames.

19 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest