Teste do Pezinho Ampliado é pode diagnosticar fibrose cística

Diretora Médica do Laboratório Frischmann Aisengart explica



Dia 8 de setembro é o Dia Mundial da Fibrose Cística, doença genética que ainda não tem cura. A doença afeta os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 50 mil pessoas tenham fibrose cística no mundo - no Brasil, o número seria entre 1.500 e 1.700 indivíduos.


Myrna Campagnoli, diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart - que integra a Dasa -, explica que os pacientes com a doença produzem 30 a 60 vezes mais muco do que o normal. “Esse muco acumula bactérias e germes nas vias respiratórias, podendo causar tosses, inchaços, inflamações e infecções como bronquite e pneumonia, além de bloquear o trato digestivo e o pâncreas, impedindo que as enzimas digestivas cheguem ao intestino”, explica a médica.


Pacientes com fibrose cística podem apresentar os primeiros sintomas logo nos primeiros meses de vida. Myrna Campagnolli explica que o Teste do Pezinho Ampliado pode identificar se o recém-nascido possui risco de ter fibrose cística. “Com o teste é possível fazer o primeiro diagnóstico de fibrose cística, e se der positivo, deve ser repetido e confirmado pelo Teste Genético ou pelo Teste do Suor, para que o tratamento da doença se inicie brevemente.”


Myrna Campagnolli comenta ainda que o Teste do Pezinho Ampliado detecta doenças genéticas e pode também indicar deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e taxoplasmose congênita. “É um exame indispensável para os recém-nascidos e deve ser feito após as primeiras 48 horas do nascimento do bebê até o 5º dia de vida.”, finaliza.


Sobre FRISCHMANN AISENGART


Há 75 anos o Frischmann Aisengart oferece o que há de mais moderno em medicina diagnóstica, atuando com exames de análises clínicas, provas hormonais, exames genéticos, entre outros, além da aplicação de vacinas. Com mais de 40 unidades no Paraná, oferece diferenciais aos seus pacientes como o serviço de Coleta Domiciliar, agendamento on-line, pediatria com a turma do Scooby-Doo, entre outros. O laboratório Frischmann Aisengart integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, rede que processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames.

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest