Onça-parda encontrada em São José volta à natureza

O animal foi visto por uma criança no alto de uma árvore no terreno de casa



Uma onça-parda encontrada na área urbana do município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi devolvida ao habitat natural nesta sexta-feira (28) por agentes do Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde. A ação foi acompanhada por biólogos do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.


O animal surpreendeu moradores da região nesta quinta-feira (27) após ser visto por uma criança no alto de uma árvore no terreno da residência da família, que acionou a Polícia Ambiental. Assustada, a onça-parda ficou várias horas em cima da árvore e chamou a atenção dos moradores do bairro.


O IAT fez a articulação com outras instituições para que ela passasse por todos os procedimentos clínicos necessários que avaliaram se estava apta para ser devolvida à natureza.


“É um animal saudável, macho e jovem, de aproximadamente 50 quilos, e que ainda está em estado asselvajado. Como ele ainda vai criar toda a sua matilha, a devolução dele ao meio ambiente preserva a espécie e faz com que ela se mantenha na natureza”, explica Tauane Ribeiro, bióloga do IAT.


De acordo com ela, não é comum encontrar esses animais próximos a residências, mas isso pode acontecer devido à expansão urbana.


Segundo o capitão João Serpa, do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde, a parceria entre todos os órgãos envolvidos possibilitou o retorno da onça ao seu habitat natural em menos de 24 horas. Ela foi encontrada ao meio-dia desta quinta e devolvida ao meio ambiente por volta de 10 horas desta sexta.


“Isso mostra que é possível dar um encaminhamento correto ao animal, evitando a morte da espécie. Temos a obrigação de dar uma pronta resposta para preservar esses animais de qualquer situação”, disse o capitão. “A solução foi dada no mesmo instante, com o isolamento da área até que os especialistas conseguissem concluir os atendimentos necessários”, completou.

19 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest