5 dicas para poupar suas articulações dos dedos e mãos

Utilizar da forma errada ao longo da vida provoca lesões irreversíveis e até a aposentadoria precoce por invalidez



Neste momento de grave crise sanitária, a última coisa que a maioria das pessoas quer é recorrer a um consultório médico ou hospital. Por conta disso, mais do que nunca é importante estar atento às atividades rotineiras e prevenir lesões – elas podem ocorrer quando menos se espera.


A terapeuta ocupacional Syomara Cristina Szmidziuk elenca algumas das principais formas de prevenir problemas com as mãos e dedos – sua área de especialidade, em que trabalha há 30 anos. Segundo a especialista, o mal uso dessas articulações ao longo da vida pode causar tendinite ou a Síndrome de Túnel do Carpo, devido ao excesso de peso. Outro problema grave é quando o mau uso das articulações provoca a piora das patologias ligadas à artrite reumatoide, que é doença autoimune com predisposição genética.


Para prevenir, os princípios são: economizar energia nos movimentos e usar preferencialmente as articulações mais fortes; balancear a atividade e o repouso; evitar posições que facilitem o desenvolvimento de uma lesão; evitar aplicar força nos movimentos com a mão e fortalecer a musculatura com exercícios apropriados.


Veja alguns exemplos para usar melhor suas mãos:


1 – Como abrir vidros

O hábito pode ser um inimigo das suas mãos! Procure usar a palma da mão para abrir potes e vidros. Não utilize somente os dedos.



2 – Como erguer uma panela pesada

Alguns movimentos requerem muita energia do corpo, o que pode levar a uma lesão maior. É o caso de usar uma única mão para erguer um objeto pesado. Prefira usar as duas mãos.



3 – Como erguer o prato de comida

Ele pode parecer leve, mas não para seus dedos. Atenção a essa atividade repetida várias vezes ao dia.



4 – Como cozinhar

Novamente, uma atividade corriqueira repetida todos os dias. Use uma colher de cabo longo e a mão inteira, não somente os dedos.



5 – Como bater um bolo

Parece algo simples, mas evite segurar tigelas com os dedos. Apoie da melhor forma possível e poupe suas articulações.



Em seus anos de experiência acompanhados de dezenas de cursos especializados na área, a terapeuta ocupacional Syomara Szmidziuk tem visto muitos problemas que poderiam ser evitados com dicas como essas. “Uma simples mudança de hábito ajuda a prevenir lesões e evita o agravamento dos problemas articulares que podem até mesmo levar à paralisação total do membro”, ela alerta.


Fonte das imagens: “Manual de orientações de terapia ocupacional quanto à proteção articular para pacientes com artrite reumatoide”, artigo publicado na Revista Medicina de Reabilitação. http://files.bvs.br/upload/S/0103-5894/2010/v29n1/a006.pdf


Sobre a terapeuta: Syomara Cristina Szmidziuk atua há 30 anos como terapeuta ocupacional, com experiência no tratamento e reabilitação dos membros superiores em pacientes neuromotores. Faz atendimentos em consultório particular, onde desenvolve trabalho com os métodos RTA e terapia da mão. Possui treinamento em contenção induzida, eletroestimulação, Bobath (AVC) e Baby Course (Bobath avançado), entre outros.

20 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest