Reforma no Portão Cultural dá mais segurança ao acervo

A reserva técnica do Museu foi totalmente reformada e ampliada


O Portão Cultural, espaço da Fundação Cultural de Curitiba onde funcionam o Museu Municipal de Arte - MuMA, o Teatro Antônio Carlos Kraide, o Cine Guarani e a Casa da Leitura Wilson Bueno, passou por ampla reforma. O trabalho garantiu melhores instalações para o desenvolvimento de atividades culturais e principalmente mais segurança e condições adequadas para o acervo de obras de arte do município.


A reserva técnica do Museu foi totalmente reformada e ampliada dentro dos padrões técnicos de conservação de obras de arte. Antes a reserva ocupava uma área de 92m² e com a ampliação passa a ocupar 150m², com duas salas independentes, uma para “quarentena” e outra para “guarda” do acervo, além de uma área extra para preparação, embalagem ou limpeza das peças.


O sistema de climatização também teve mudanças na distribuição do ar, com nova rede de dutos para atender os novos ambientes, que contam com controle de temperatura e umidade relativa.


Além das melhorias na climatização, foi instalado um novo sistema de alarme, melhorando a segurança da reserva técnica. O novo sistema de climatização também atende o Teatro Antônio Carlos Kraide, o Cine Guarani e a sala de exposições Célia Neves Lazzarotto.


"A Fundação Cultural de Curitiba implantou o Programa de Revitalização e Modernização de Espaços Culturais. Ao longo da gestão tem trabalhado para recuperar e manter em condições adequadas os espaços culturais que administra, permitindo maior segurança à população que os frequenta”, destaca a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.


O Portão Cultural recebeu outras importantes melhorias, como a troca de todo o forro externo e parte do forro interno existente. O novo forro segue o mesmo padrão do anterior, agora com uma tela interna em toda a extensão para evitar a entrada de pombos. O novo sistema de forro possui travamento entre as placas colocadas sob pressão garantindo maior resistência contra os ventos.


Foi feita a troca de toda a iluminação embutida no forro por um novo sistema de iluminação LED, com alta eficiência e baixo consumo de energia. Foi realizada a limpeza de toda a fachada, com aplicação de lava jato de água na estrutura de concreto e produtos de remoção de pichação.


Pintura das escadarias de acesso e corrimãos; recuperação da iluminação do letreiro em cima da porta principal de acesso, no subsolo; aperfeiçoamento do sistema de câmeras de vigilância; revisão e modificação do sistema de alarme de incêndio, já certificado pelo Corpo de Bombeiros; revestimento das paredes das salas de exposição com dry-wall para fixação direta de quadros e obras de arte; pinturas das paredes internas das salas de exposições; e troca de lâmpadas incandescentes por LED nas áreas comuns foram outras importantes melhorias implementadas no Portão Cultural.


A reforma do Portão Cultural se insere no programa de revitalização e modernização de espaços culturais da atual gestão. Desde 2017, várias unidades da Fundação Cultural de Curitiba passaram por reformas e melhorias.


No Memorial de Curitiba foi instalada uma reserva técnica e aperfeiçoado todo o sistema de prevenção de incêndios (alarme, instalação de portas corta-fogo com fechadura digital, sinalização e luz de emergência, liberados pelo Corpo de Bombeiros), além de pintura e instalação de câmeras de segurança. Foi feita também a troca do piso do Teatro Londrina.


O Teatro do Paiol recebeu obras de acessibilidade nos banheiros e camarins, pintura externa, reforma do telhado, câmeras de segurança e iluminação cênica. Ainda neste ano terá início o restauro da fachada do Paiol. O Bondinho da Rua das Flores também foi todo restaurado.


Serviços de pintura interna e externa, iluminação, troca de lâmpadas, reparos elétricos, entre outros serviços de revitalização foram feitos também na Casa Hoffmann, Cinemateca, Casa Kozák, Solar do Barão, Casa da Memória, Memorial Polonês, Farol do Saber Miguel de Cervantes, Oratório de Bach, Teatro Novelas Curitibanas, Teatro do Piá e Engenho da Inovação (sede da FCC).

19 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest