banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Alunos da UTFPR são finalistas em competição da Nasa

Uma das equipes criou um purificador de ar que elimina o Coronavírus



Estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, são finalistas em uma competição internacional da Agência Espacial Norte Americana (Nasa). A disputa tem como desafio encontrar soluções para o enfrentamento do novo Coronavírus usando a tecnologia. Os alunos selecionados tiveram 48 horas para elaborar um projeto que ajudasse no combate à Covid-19 com apoio dos arquivos da Nasa, que foram disponibilizados aos estudantes.


Mais de 1,3 mil equipes participaram da competição, e os grupos paranaenses são dois dos 40 selecionados no mundo. Dentre todos os finalistas, seis times serão os vencedores e o resultado sairá em agosto. Uma das equipes da universidade desenvolveu o projeto de um purificador de ar, e a outra criou um jogo que tem como a temática a pandemia do novo Coronavírus.


De acordo com a estudante Julia Martins, o purificador de ar foi criado por uma equipe da área de engenharia mecânica e tem o objetivo de eliminar o vírus que passa pelo equipamento com a luz ultravioleta. “Ele tem uma ventoinha na parte interior que suga o ar para dentro, que passa em um espiral por uma luz ultravioleta. Essa luz ultravioleta tem a capacidade de desativar o vírus. Por fim, o ar passa por um filtro de carvão ativado, que retém as impurezas maiores e sai pela parte superior filtrado”, contou.


Após a maratona, ganhando o prêmio final ou não, a equipe pretende dar continuidade ao projeto e buscará ajuda de patrocinadores e investidores.

3 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest