Entregadores deverão ganhar equipamentos de proteção

Trabalhadores que utilizam bicicletas no serviço de entregas podem ganhar melhores condições de trabalho na capital do Paraná. Desde o dia 30 de maio, tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) projeto de lei da vereadora Professora Josete (PT) que regulamenta a atividade, prevendo a distribuição de equipamentos de proteção individual, vedação de cargas perigosas e criação de espaço de apoio aos entregadores.
“Em um cenário de desconstrução de direitos e desvalorização do trabalhador, apresentamos esse projeto de lei com o intuito de garantir minimamente a segurança e dar condições dignas de trabalho para os entregadores que prestam serviços por meio dos ciclos”, justifica Professora Josete, lembrando que lei semelhante foi aprovada na cidade de São Paulo. A proposição tem oito artigos e fala em “ciclos”, referindo-se a “veículos de pelo menos duas rodas movidos principalmente a propulsão humana, podendo ou não contar com auxílio de motor elétrico”.
O projeto proíbe o transporte de cargas perigosas, que coloquem em risco o entregador (explosivos, armas de fogo), de produtos com potencial de contaminação do meio ambiente ou risco sanitário.