Eixo de ligação entre bairros e rotas de ônibus ganham LED

O trabalho de modernização também está sendo feito em ruas de bairros como Cajuru, Tatuquara, Campo do Santana, CIC.

Engenheiro Costa Barros, Filipinas, Augusto Stresser, Fagundes Varela e Marechal Floriano Peixoto. Nomes emprestados a vias importantes de Curitiba. Vias que receberam nos últimos dias iluminação eficiente e moderna e que servem às pessoas que precisam se deslocar entre bairros e que abrigam roteiros do sistema de transporte coletivo da cidade.


As vias passaram a contar com luminárias de LED, que proporcionam economia de energia elétrica e mais segurança a motoristas e pedestres que as utilizam. O trabalho de modernização também está sendo feito em ruas de bairros como Cajuru, Tatuquara, Campo do Santana, CIC e é coordenado pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Em 2019 substituiu 16 mil pontos por luminárias de LED. Durante este 2020, a previsão é trocar mais 44 mil pontos.


Conforme explica Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, a substituição das luminárias de vapor de sódio e metálica de alta pressão por equipamentos com tecnologia em LED, que são mais duráveis - 50 mil horas ou seis anos - gera uma redução de mais de 50% no consumo de energia.


“Estamos unindo eficiência luminotécnica e sustentabilidade”, disse Rodrigo Rodrigues.


Na Rua Engenheiro Costa Barros, que possui canaleta exclusiva para ônibus, e seu prolongamento, a Rua Filipinas, no bairro Cajuru, o trabalho de melhoria na iluminação pública alcançou 107 pontos.


“Sai a luz amarela e entra a luz branca neutra, que oferece maior conforto visual e colabora com a segurança pública”, explicou Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação.


Substituição concluída

Funcionando como ligação entre os bairros Juvevê, Alto da Glória, Hugo Lange, Jardim Social e Bairro Alto, as ruas Augusto Stresser e Fagundes Varela receberam 259 luminárias de LED. A nova iluminação passou a equipar tanto pontos junto a postes da rede de energia elétrica quanto os postes decorativos.


O trabalho na Avenida Marechal Floriano Peixoto, via que liga o Centro ao Boqueirão e ao vizinho município de São José dos Pinhais, passando pelos bairros Rebouças, Água Verde, Parolin e Hauer e ainda servindo de corredor de transporte coletivo, foi concluído. A avenida ficou mais e melhor iluminada com 1.092 luminárias de LED, incluindo as que foram trocadas nos postes decorativos.


Em andamento

A substituição de equipamentos também está em andamento na Avenida Manoel Ribas. A primeira etapa do serviço, no trecho entre o São Francisco e as Mercês, nas imediações do cruzamento com a Rua Jacarezinho, já foi concluída. Na próxima fase, o trabalho será executado em direção de Santa Felicidade e, no total, a via terá 501 luminárias de LED contando com as decorativas.


A modernização do sistema é acompanhada do recadastramento dos pontos de iluminação pública da cidade, o que contribui para o monitoramento do sistema e facilita a identificação de possíveis problemas relatados pela população por meio do 156.

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest