Lila em Moçambique conta as memórias da escritora no exílio

Livro marca a estreia da escritora Andreia Prestes, neta de Luiz Carlos Prestes



Na década de 1970, o Brasil atravessava uma ditadura militar que impedia famílias inteiras de viverem em plena liberdade. Do outro lado do Atlântico, Moçambique alcançava a sua independência política, implementando mudanças sociais significativas. É nesse cenário que se passa a história de Lila, uma criança brasileira que viveu a infância com os pais e os irmãos em Moçambique.


As únicas notícias que chegavam do Brasil vinham por cartas de parentes e serviam para matar a saudade do que nunca havia visto. Mesmo assim, Lila vive uma infância alegre entre brincadeiras, amizades, soldados e uma culinária que deixaram boas lembranças, compartilhadas no livro. Lila em Moçambique marca a estreia de Andreia Prestes na literatura infantil e está sendo publicado pela editora Quase Oito. Historiadora de formação, a escritora nasceu no exílio de seus pais, e é neta de dois ativistas políticos: Luis Carlos Prestes e João Massena.


As memórias afetivas de Andreia Prestes, que estavam adormecidas, despertaram em 2017, quando ela decidiu visitar Moçambique, 30 anos depois do seu retorno definitivo ao Brasil. Após rever a escola onde aprendeu a escrever as primeiras palavras em português, o Mercado Municipal onde seus pais compravam frutas como a massala e a tsintsiva e o prédio “33 andares”, onde morou com a família, surgiu a necessidade de contar para as crianças algumas histórias daquele período, para que possam desde cedo, perceber que o melhor presente que se pode ter na vida é a liberdade.


“A literatura nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos, a nos colocarmos no lugar do outro, termos mais empatia e viajarmos sem sair de casa. Moçambique nos ensinou muito e gostaria de passar essa experiência para quem não conhece esse país africano.”


Com ilustrações do Camilo Martins, que refletem a alegria da cidade africana de Maputo, o livro está à venda no site da editora Quase Oito. O lançamento estava programado para acontecer em abril, mas por conta da pandemia e da impossibilidade de realizar encontros presenciais, a autora criou um perfil no Instagram, onde conversa com outros escritores sobre memórias afetivas e como elas influenciam a criação de novas obras. Segundo Andreia, a literatura tem um papel importante nesse momento de isolamento social, ela possibilita o encontro com a arte, com a imaginação.


Título: LILA EM MOÇAMBIQUE

Autora: ANDREIA PRESTES (@escritoraandreiaprestes)

Ilustração: CAMILO MARTINS

Preço: R$ 49,90

Número de págs.: 40

ISBN: 978-65-80550-15-9

Ano de Publicação: 2020

Editora: QUASE OITO

Contato: andreiaprestes78@yahoo.com.br @escritoraandreiaprestes

Contato com a editora: contato@quaseoito.com.br @quaseoito

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest