banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Rua Desembargador Westphalen ficará mais segura contra enchentes

Obra aguardada



O prefeito Rafael Greca anunciou nesta terça-feira (30/6) a empresa que realizará o projeto executivo da obra de drenagem que minimizará o risco de alagamento na Rua Desembargador Westphalen e arredores. A Eco Geotecnia e Obras Ltda. venceu o processo licitatório promovido pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas e dará início ao trabalho imediatamente.


O anúncio foi feito na esquina da Rua Desembargador Westphalen com a Avenida Visconde de Guarapuava, local onde o subdimensionamento das galerias de águas pluviais já causou estragos. O último registro foi em fevereiro de 2019, quando a estrutura de drenagem se tornou insuficiente para suportar as cargas do temporal e dos entulhos descartados pela população, provocando extravasamento e destruição do pavimento e de parte da calçada.


Na ocasião, o Departamento de Pontes e Drenagem fez os reparos, iniciando com a limpeza, desobstrução das galerias e instalação de caixas de contenção. Esses mecanismos passaram a fazer a função de reduzir a pressão na tubulação e, assim, diminuir o potencial destrutivo das enchentes.


“Vamos iniciar o projeto de engenharia que permitirá a execução de uma grande obra de drenagem. A nova galeria que se estenderá até o Rio Água Verde e as caixas de contenção garantirão maior segurança contra alagamentos não só para o cruzamento da Desembargador Westphalen com a Visconde de Guarapuava, mas para toda a região”, explicou Greca.


Participaram do ato, além do prefeito, o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Augusto Meyer Neto, e o representante legal da Eco Geotecnia, Renato Gil Dais Leal.


O secretário explicou que o contrato estipula que a empresa tem 180 dias para elaborar o projeto. Cumprida essa fase, será licitada contratação da empresa que executará o trabalho previsto em projeto.


“É uma obra muito aguardada e necessária. As cheias já causaram muitos transtornos para a população. Estamos percorrendo todo o caminho legal e orçamentário para realizá-la e partimos da concepção do projeto”, disse Rodrigo Rodrigues.


No termo de referência para contratação do projeto está prevista a implantação de uma nova galeria de águas pluviais, mais robusta e de maiores dimensões, e de reservatórios de contenção distribuídos ao longo da estrutura. Os reservatórios terão a função de reter a água das chuvas para reduzir sua velocidade de vazão e, assim, diminuir as chances de extravasamento e consequentes alagamentos.


Fonte: Prefeitura de Curiitba

5 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest