Descarte correto ajuda a barrar transmissão do novo coronavírus

A orientação é do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Além de manter o distanciamento social, evitar aglomerações e reforçar os hábitos de higiene, a pandemia do novo coronavírus exige cuidados da população com o descarte dos resíduos em casa.


Máscaras e luvas descartáveis, por exemplo, mesmo que usadas de forma preventiva, devem ser destinadas ao lixo do banheiro, que segue para a coleta do lixo comum, e não separadas com a coleta seletiva.


A orientação é do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que elaborou um protocolo específico para o momento atual, disponível no site da Prefeitura de Curitiba.


“Apesar das orientações, ainda percebemos a chegada de máscaras nas associações do Ecocidadão, que recebem, fazem a triagem manual e venda dos resíduos recicláveis”, alerta o diretor de Limpeza Pública, Edélcio Marques dos Reis.


Além de serem colocados no lixo do banheiro, explica Reis, os materiais em questão devem ser acondicionados em dois sacos plásticos resistentes, bem vedados e, o primeiro deles, com apenas dois-terços da capacidade preenchida. O mesmo deve acontecer com lenços de papel.


Continuam valendo, como sempre, as recomendações para descarte de materiais perfurocortantes. Vidro quebrado, metais ou outros objetos pontiagudos devem ser colocados em caixas de leite ou outras embalagens, identificadas, antes de dispor para a coleta.


Cuidados da cidade

O município, além de exigir dos trabalhadores da Limpeza Pública e dos recicladores o uso de EPIs e equipamentos de proteção, vem deixando materiais recicláveis em quarentena para evitar o manuseio de resíduos secos potencialmente contaminados.


Foram reforçados, ainda, os trabalhos de assepsia urbana, inclusive com o uso de produtos de limpeza específicos para eliminação de micro-organismos, em locais de saúde e públicos de grande circulação.


Veja as orientações para fazer o descarte correto de lixo:


- Máscaras, luvas e lenços de papel usados - mesmo que preventivamente - devem ser descartados no lixo do banheiro em sacos resistentes, bem vedados, com 2/3 da capacidade;


- Pessoas com suspeita ou contaminação confirmada devem descartar todos os seus resíduos, incluindo os recicláveis, para a coleta comum. Em sacos resistentes, com 2/3 da capacidade;


- Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um 2º saco, devidamente fechado;


- Materiais perfurocortantes ou outros objetos pontiagudos devem ser colocados em caixas de leite ou embalagens, identificadas, antes de dispor para a coleta;


- Cada cidadão deve estar atento aos dias e horários em que os caminhões passam para coleta em suas casas. A consulta pode ser feita no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br.

26 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest