Curitibano vence concurso brasileiro de canto lírico

Vencedor do 18º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, o curitibano Vitório Scarpi foi recebido pelo prefeito Rafael Greca nesta segunda-feira (29/6).

Com apenas 24 anos, ele sagrou-se o melhor tenor na primeira versão virtual do mais importante certame lírico brasileiro, neste sábado (27/6). O novo formato do evento se deve às exigências sanitárias de distanciamento social.


"Curitiba muito se orgulha desse seu filho, que traz alegria aos curitibanos", disse Greca, que ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone, cumprimentou o cantor. Os presidentes da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior, participaram da recepção, além do maestro e professor de canto do tenor, Alexandre Mousquer.


O júri que deu a Vitório o título de melhor tenor desta edição do concurso foi presidido pelo maestro Luiz Fernando Malheiro e contou com representantantes da área cultural, da crítica especializada e do segmento editorial brasileiro e francês. Para a ocasião, Vitório Scarpi interpretou uma ária de La Bohème, de Puccini.


O evento é uma iniciativa da Cia Ópera São Paulo e homenageia a soprano norte-americana de ascendência grega Maria Callas. Na fase eliminatória, reuniu 21 concorrentes. Ao todo, inscreveram-se 74 candidatos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de cantores latino-americanos residentes nos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.


Com apenas 24 anos, Vitório Scarpi já é conhecido e atuante na cena cultural curitibana. Arquiteto formado pela PUC/PR, há dois anos ele integra o coro masculino Ottava Bassa, além de ser o diretor artístico do grupo folclórico ucraniano Poltava. Para aprimorar a técnica vocal, estuda com Mousquer e a pianista Priscila Malanski.


Em decorrência do título conquistado, Vitório Scarpi se apresentará com a Orquestra Sinfônica de Taubaté, no interior paulista, e no 9º Encontro Brasileiro de Tenores de Manaus, no Amazonas. Apesar da situação de emergência sanitária decorrente do novo coronavírus, os dois eventos devem acontecer ainda neste ano, entre novembro e dezembro.

29 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest