banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Escolas e Faróis do Saber receberão livros sobre as Cataratas do Iguaçu

Acervo



A Prefeitura de Curitiba recebeu, nesta terça-feira (23/6), a doação de cem exemplares do livro Destino Cataratas do Iguaçu – Novecentos Quilômetros de Caiaque e Aventura, publicação lançada em 2018 pela editora Traços & Letras com as histórias de canoístas que viajaram pelo rio que é um dos símbolos do Paraná.


Nas 527 páginas, o autor, Rogério João Baggio, promotor de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado do Paraná, e a mulher dele, Maria Bernadete Baggio, contam as aventuras e os “causos” vividos durante a viagem. Detalhes foram revelados ao prefeito Rafael Greca e à primeira-dama Margarita Sansone no Palácio Solar 29 de Março.


O prefeito recebeu um exemplar do autor, com dedicatória, e retribuiu presenteando Baggio com seu livro Poema ao Rio Iguaçu.


“A viagem deles, descendo o Rio Iguaçu até o limiar do penhasco das cataratas, repete a epopeia de outros grandes brasileiros que exploraram o sertão do Iguaçu, entre eles o André Rebouças e o Santos Dumont. O Iguaçu é uma riqueza ambiental, cultural e uma potência energética”, observou o prefeito. “O Rio Iguaçu é uma de nossas paixões”, destacou Dona Margarita.


Os exemplares do livro – que também traz dados históricos e geográficos, além de uma série de fotografias - serão encaminhados às escolas da rede municipal de ensino, Faróis do Saber e à Universidade Livre do Meio Ambiente.


As bibliotecas municipais permanecem fechadas devido à pandemia do novo coronavírus. Mas, ao final do isolamento social, as publicações poderão ser consultadas ou emprestadas pelos estudantes e pela comunidade.


Desbravadores


Rogério Baggio contou que o livro nasceu de uma antiga diversão da juventude. O menino de Rio Negro (sudeste do Paraná) retomou, depois de aposentado, o gosto pelo caiaque e na companhia da esposa já desbravou também o Amazonas e o Corrientes, na Argentina, entre outros rios.


“Desde a infância fazia canoagem com meu grupo de amigos, e agora decidimos transformar as aventuras em livro, mostrando as pessoas que conhecemos ao longo do caminho, as dificuldades, enfim, registrando tudo”, relatou o autor.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

26 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest