Equipes em unidades básicas são treinadas para entubação de pacientes

Covid-19



Time de resposta rápida. Assim são chamadas as equipes de todas as Unidades Básicas de Saúde de Curitiba treinadas para atendimento emergencial, como nos casos de entubação de pacientes com sintomas respiratórios graves suspeitos de covid-19.


Cada equipe conta médico, enfermeiro e técnico treinados pela Secretaria Municipal da Saúde para atenderem nos primeiros socorros de pacientes infectados.


“A covid-19 é uma doença que pode evoluir rapidamente e precisamos nesse período ter capacidade de dar respostas rápidas, quer seja numa UPA e agora também nas unidades básicas”, afirma Juliano Gevaerdt, diretor do departamento de Atenção Primária da secretaria.


A entubação é um procedimento feito para preservar a respiração do paciente. Nas Unidades Básicas de Saúde o procedimento deverá ser adotado, se for necessário, para estabilizar a condição do paciente até a chegada do Samu, que dará sequência ao atendimento e transporte para um hospital.


Preparados


Os treinamentos já estão no fim e contarão com 500 pessoas, duas equipes por turno em todas as unidades básicas da cidade.


Além dos treinamentos práticos, com o manuseio de bonecos, as equipes receberam outros materiais com orientações sobre as técnicas e uso dos dispositivos para entubação.


As equipes recebem materiais e medicamentos pra entubação e vídeo com instruções.

“Os profissionais já têm essa formação, mas como não é um procedimento usado em unidades básicas, o treinamento é mais uma revisão nos conteúdos e aplicado à covid”, disse Gevaerdt.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

Últimas Notícias