Serviços e comércio respondem por mais de 70% dos passageiros

Urbs fez mapeamento do movimento de passageiros do transporte



Um mapeamento inédito da Urbanização de Curitiba (Urbs) realizado nos meses de maio e junho mostra que os setores de serviços e de comércio são os que mais utilizam o transporte coletivo na capital, principalmente no horário de pico.


No período da manhã (7h), o setor de serviços chega a responder por 58% do total de passageiros, seguido pelo comércio (17%), pessoas físicas (15%), indústria (4,4%), serviço público (3,4%) e agronegócio (1%).


No período da noite (17h), os serviços representam 57% do total de passageiros, pessoas físicas (16,7%), comércio (15,8%), indústria (5,4%), serviços públicos (3,4%) e agronegócio (0,9%).


O levantamento, realizado pela equipe técnica da Urbs, cruzou dados do uso do vale-transporte por empregados e a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) das respectivas empresas para ter um detalhamento sobre o perfil de uso do transporte coletivo na cidade. Os dados podem ser usados para, por exemplo, para regular o funcionamento de horários de funcionamento de determinadas atividades e reduzir o fluxo de passageiros em horários de maior movimento.


“Com a plataforma de dados, podemos identificar as particularidades do sistema e propor uma nova distribuição dos horários de entrada e saída das empresas. Desta forma, somos capazes de reduzir os picos de utilização do transporte público, além de mitigar o risco de contágio pelo novo coronavírus entre os usuários”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.


Para evitar aglomerações durante a pandemia, os ônibus da capital estão, desde a última segunda-feira (15/6), com 50% da lotação.


“Se calibramos também os horários das empresas teremos uma melhora significativa na distribuição dos passageiros ao longo do dia, obedecendo os protocolos de combate à covid -19”, completa.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

23 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale