Secretária diz que rede é robusta, mas população precisa colaborar

Curitiba conta com 1.030 leitos de UTI. A maioria desses leitos, 656, faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde), dos quais hoje 199 são exclusivos para a covid-19. Outros 374 leitos estão na rede privada, dos quais 48 exclusivos para covid-19. Agora estão sendo ativados mais 58 leitos, elevando o número total para 1.088. A cidade tem ainda com mais 5.300 leitos de enfermaria.
Ontem, o Governo do Estado ativou 94 novos leitos de UTI e 45 de enfermaria para atendimento a pacientes de Covid-19, em Curitiba e Cascavel.
Segunda a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, a rede hospitalar de Curitiba é robusta, uma das melhores do país, o que vem garantindo atendimento a todos os pacientes de covid-19, bem como a quem tem outros problemas de saúde e precisa de internamento em decorrência, por exemplo, de AVCs, enfartes, traumas, entre outros problemas.
“O enfrentamento ao novo coronavírus, no entanto, precisa – além da estrutura hospitalar – que a transmissão do vírus seja mantida sob estrito controle. Vem daí a importância de restrições à movimentação de pessoas, evitando a aglomerações”, diz a secretária.