Curitibano é escolhido para disputar hackaton mundial da Nasa

A inovação desenvolvida pela equipe do Douglas foi um código aberto que pode ser aplicado em qualquer aplicativo de smartphone para ajudar mulheres ou pessoas que estão sofrendo de violência doméstica.

O curitibano Douglas Lara, dono da startup de venda de imóveis Zimobi, foi o vencedor brasileiro do hackaton on-line internacional promovido pela Nasa, no fim de maio, para encontrar soluções que minimizem o impacto da pandemia da covid-19. O Space Apps Brazil teve 6.222 participantes e foi 100% on-line. Foram 500 equipes, com representantes de 707 cidades brasileiras.


Agora a ferramenta desenvolvida pela equipe do Douglas vai representar o Brasil na etapa mundial da competição, que acontece em agosto, nos Estados Unidos. Ao todo, 1.900 projetos foram selecionados em todo o planeta.


A inovação desenvolvida pela equipe do Douglas foi um código aberto que pode ser aplicado em qualquer aplicativo de smartphone para ajudar mulheres ou pessoas que estão sofrendo de violência doméstica. A ideia é que as vítimas possam pedir ajuda de forma discreta por meio dos aplicativos já instalados no seu celular.


Nesta quarta-feira (17/6), o prefeito Rafael Greca recebeu Douglas. Participaram do encontro a primeira-dama Margarita Sansone, a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, a assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da FAS, Elenice Malzoni, e a assessora de núcleos regionais da FAS, Veranice Hayashida.


“Com muita alegria e orgulho recebemos o Douglas Lara aqui no Palácio Solar 29 de Março. O trabalho desenvolvido por ele, que ajuda a diminuir a violência doméstica, é muito importante no combate a este problema não só em Curitiba, mas no mundo todo”, disse Greca.


O prefeito também lembrou que Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a combater a violência doméstica através do equipamento público Pousada de Maria, idealizado por Margarita Sansone em 1993 e que existe até hoje. A Pousada de Maria acolhe mulheres vítimas de violência, oferecendo moradia e segurança para elas e os filhos.


“Ficamos muito felizes por Douglas ter feito um projeto como este em um momento tão difícil pelo qual estamos passando, essa pandemia que está prejudicando o mundo todo. Ele buscou com esta ideia diminuir o sofrimento das mulheres e reerguê-las de uma maneira muito objetiva. Parabéns ao Douglas”, disse Margarita.


“Para mim é uma honra poder ajudar nessa causa tão importante. Além disso poder contar com o apoio de nossa cidade foi muito importante para nós”, respondeu Douglas.


Curitiba App

Greca também autorizou que a Agência Curitiba ajude no desenvolvimento da ferramenta e a inclua no Curitiba APP, o aplicativo da Prefeitura.

Também participaram da reunião Marcela Lachowski e Pamela Basso representantes da aceleradora Jupter que promove o evento no país.


Competição

A competição internacional denominada Nasa International Space Apps Covid-19 Challenge foi realizada simultaneamente em 80 países, numa maratona de 48 horas totalmente on-line.


O Space Apps é um hackathon internacional ocorre em cidades ao redor do mundo. Desde 2012 as equipes se envolvem com dados abertos da Nasa para resolver problemas reais na Terra e no espaço. O Covid-19 Challenge foi o primeiro hackathon virtual global do programa.


No Brasil, a maratona do Space Apps foi organizada pela Jupter e Founder Institute, teve apoio do Vale do Pinhão e contou com a metodologia e operação da Panic Lobster. Ao longo da competição, as equipes participaram de webinars e tiveram mentoria com especialistas.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

23 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale