João Lopes ganha homenagem de músicos do Conservatório de MPB

Músico paranaense morreu no último dia 18



Encontro inédito reúne virtualmente integrantes dos grupos artísticos do Conservatório de MPB de Curitiba, professores e músicos da cidade para uma homenagem àquele que foi um dos grandes fortalecedores da identidade paranaense, o músico e compositor João Lopes, falecido no último dia 18.


A gravação da composição icônica Bicho do Paraná reuniu cerca de 50 músicos e será disponibilizada via no Facebook do Conservatório de MPB e da Fundação Cultural de Curitiba neste sábado (30/5), às 12h15. O vídeo tem a duração de quatro minutos e contou com a edição de Cristiane Wosniak.


Encabeçados pelo violonista João Egashira, também diretor musical e maestro da Orquestra À Base de Corda (OABC), é a primeira vez que integrantes dos cinco grupos artísticos do CMPB se juntam. Além da OABC, também participam integrantes da Orquestra À Base de Sopro, Vocal Brasileirão, Grupo Brasileiro e do Coral Brasileirinho. A homenagem vai de encontro a um dos principais objetivos do Conservatório: fomentar o ensino e a pesquisa da música local.


“Com o isolamento é ainda mais importante que a gente esteja presente levando a cultura e valorização da nossa terra, assim como o João Lopes fazia tão bem. Cada artista é um tijolinho desse colocado nessa parede cultural do Paraná e é assim que edificamos nossa arte”, afirmou Egashira.


Participam também do vídeo, músicos professores do CMPB e artistas que conheciam o homenageado e quiseram demonstrar seu carinho.


Glauco Solter, um dos baixistas mais renomados do Brasil, esteve em turnês e gravações de disco ao lado de João Lopes.


“Suas composições são um retrato do Paraná dos anos 70 e 80, são referências históricas que ultrapassaram barreiras. O jargão Bicho do Paraná engrandece o povo e dá força para acreditar na nossa união, por isso fez tanto sucesso”, comentou.

31 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest