Literatura infantil ajuda na prevenção do abuso

Crianças protegidas



A literatura infantil pode ser uma importante aliada no combate ao abuso sexual e à violência contra crianças. Isso porque um dos maiores obstáculos é esclarecer alguns conceitos para os pequenos, conforme explica a agente de leitura Viviane Muniz, do Farol do Saber Aristides Vinholes, no bairro Xaxim.


“As crianças pequenas são as mais vulneráveis, até porque muitas vezes o abusador é alguém do convívio próximo, alguém bem conhecido. E o adulto abusador normalmente se vale do segredo para envolver a criança, dizendo que aquela é uma brincadeira secreta entre eles ou algo assim. Portanto, é fundamental esclarecer até onde vai um carinho saudável, normal, e onde começa o abuso”, pontua Viviane, que também atua no atendimento social de vítimas de abuso.


Ela destaca que a literatura disponível sobre o tema deve ser apresentada à criança sempre com a supervisão do adulto, de alguém da família, para que dúvidas possam ser esclarecidas.


“Minha recomendação é que a criança não leia sozinha, mesmo que já saiba fazê-lo. O acompanhamento é muito importante”, destaca a agente de leitura.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

19 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest