Vencedora do Nobel e pandemia são os destaques do Cândido

O Cândido 106 também traz textos com reflexões sobre a criação artística durante este momento de pandemia e turbulências políticas no Brasil.

“Traidora da pátria”, “anticristã”, “terrorista ecológica”. Estes são alguns dos termos usados pelos conservadores poloneses para atacar a escritora Olga Tokarczuk, vencedora do mais recente Nobel de Literatura e assunto de capa da edição de maio do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná.


No especial do mês, o jornalista e tradutor Irinêo Baptista Netto explica por que Olga desagrada parte de seus compatriotas e analisa o romance Sobre os Ossos dos Mortos, seu único título disponível no Brasil. Em outro texto, Netto ainda discute a natureza do Nobel, seus critérios de premiação e as razões de seu prestígio.


O Cândido 106 também traz textos com reflexões sobre a criação artística durante este momento de pandemia e turbulências políticas no Brasil.


No “entrevistão” do mês, Ronaldo Bressane conversa com a cartunista Laerte. Prestes a completar 70 anos, ela fala da experiência de fazer humor diante de uma realidade tão conturbada.


José Carlos Fernandes, convidado da coluna Pensata, elenca os desafios de ser cronista numa época em que desviar o foco dos assuntos urgentes ou fazer piadas não parecem opções viáveis.


E a vencedora do Prêmio Sesc, Luisa Geisler, utiliza o espaço De Escritor para Escritor para falar sobre “tentar ser criativo quando a corrente pede (implora por) objetividade”.


Outros destaques da edição de maio: Marcio Renato dos Santos repassa o legado de Sérgio Sant’Anna (com depoimentos de escritores próximos, acadêmicos e de André Sant’Anna, filho do autor, morto no último dia 10), HQ de Natália Gregorini, fotos de Higor Oratz na seção Cliques em Curitiba e reportagem de João Lucas Dusi sobre o centenário de Sidonio Muralha, além de inéditos de Kah Dantas e Fernando Koproski. Todas ilustrações da edição são de FP Rodrigues.


SERVIÇO - Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido em seu site www.bpp.pr.gov.br/candido

24 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest