banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Com revitalização, São Lourenço ganha novas árvores nativas

Renovado e mais verde



Enquanto está fechado para o público em razão da pandemia do novo coronavírus, o Parque São Lourenço passa por revitalização. Estão em andamento as obras de implantação do Memorial Paranista e do novo playground, transferido para uma área mais interna da unidade de conservação.


A renovação inclui o plantio de árvores nativas, lembra a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias. “O parque já ganhou, ainda antes do início dos serviços, 1,3 mil novas mudas e outras ainda devem ser plantadas à medida que os trabalhos avancem”, explica.


São espécies como araucária, congonha, guabiju, quaresmeira granulosa, miguel pintado e ipês amarelo e roxo, entre outras. Os plantios entram na conta do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba.


Foram retirados alguns exemplares em razão do projeto, entre eles, três plátanos antigos e com estrutura comprometida. “No caso de árvores saudáveis, priorizamos o transplante para outros locais e unidades de conservação, como o Parque Náutico”, explicou o diretor de Parques e Praças da Secretaria, Jean Brasil.


Outras intervenções


Os serviços contemplam novas edificações, como a construção da galeria de aço e vidro que vai dar acesso ao Memorial. Equipes trabalham na construção das partes metálicas da galeria. Estão em andamento, ainda, reformas dos equipamentos culturais existentes - o Centro de Criatividade de Curitiba, o Teatro Cleon Jacques e a Casa da Leitura Augusto Stresser.


Já foram feitas diversas melhorias na área do parque, como a ampliação das pistas de caminhada. Haverá macrodrenagem para contenção de enchentes, novo playground, equipamentos de lazer, canteiros, calçadas e ciclofaixas de circulação externa, e nova iluminação.


Homenagem


O espaço, que vai homenagear o Movimento Paranista (braço do Movimento Modernista Brasileiro) e um dos seus principais ícones, o artista paranaense João Turin, será composto pelo Memorial (uma área coberta) e pelo Jardim das Esculturas, ao ar livre.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

25 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest