banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Saúde convoca curitibanos para a vacinação contra sarampo

Cidades teve 687 casos da doença desde agosto de 2019



A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convoca pessoas de 5 a 59 anos de idade para a imunização contra o sarampo. Curitiba conta com 11 unidades de saúde exclusivas para vacinação. Nessas unidades não há outros atendimentos.


Desde agosto de 2019, a cidade tem 687 casos confirmados de sarampo. Só neste ano foram 98 novos registros da doença.


A faixa etária de 20 a 29 anos concentra 50% dos casos confirmados – a idade mediana é de 23 anos. Em 5% (34) dos casos foi necessária a internação hospitalar e todos já tiveram alta.


Além destes casos confirmados, a Secretaria Municipal da Saúde investiga, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), outros 864 casos suspeitos da doença no município – a maior parte só pode ser confirmada após a realização de exame de sangue, coletado pelo menos sete dias após o surgimento das manchas vermelhas na pele.


Concentração de casos

Segundo levantamento do Ministério da Saúde cinco estados brasileiros concentram 96% dos casos de sarampo: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Santa Catarina.


Embora o último boletim mostre que Curitiba não registrou novos casos nas últimas três semanas, o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, alerta para a importância de manter a vacinação.

"Somente com um "cordão sanitário" constituído pela vacinação será possível evitar que o sarampo continue adoecendo estes jovens nos próximos anos", diz Alcides.

28 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest