AMP destaca empenho da Assembleia Legislativa no fortalecimento dos municípios do Paraná

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) destacou nesta terça-feira (19) o trabalho e o empenho dos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná no enfrentamento da COVID-19 e no fortalecimento do municipalismo no Paraná.



O presidente da AMP e prefeito de Pérola, Darlan Scalco (PSDB) agradeceu ao primeiro-secretário do legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), pelo apoio às prefeituras, nas medidas protetivas de combate ao coronavírus e outros inúmeros projetos de lei que atendem os municípios paranaenses que foram aprovados pelos deputados estaduais na Assembleia.


"Agora durante a pandemia do coronavírus, os deputados se empenham na votação de projetos de lei que representam apoio e recursos para as prefeituras dotarem as cidades de estrutura adequada no enfrentamento do vírus", disse Scalco.


Romanelli afirmou que a Assembleia Legislativa já reconheceu o estado de calamidade pública em 259 dos 399 municípios paranaenses e enfatizou que este reconhecimento se caracteriza por “situação anormal”, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público. “Por conta da pandemia, em todos os 399 municípios do Paraná há a ocorrência de situação fora do comum que exige respostas imediatas do poder público e que comprometem a previsão orçamentária”, explica.


Apoio – O deputado ainda lembra que a Assembleia já aprovou a lei que torna obrigatório o uso de máscara em todas as cidades do estado, o cartão Comida Boa e o crédito de mais R$ 319 milhões para Secretaria Estadual de Saúde, além de repassar R$ 37,7 milhões de recursos próprios para contratação de leitos de enfermaria e de UTI nos hospitais do interior. "Já aprovamos mais de 50 leis em 60 dias e a maioria diz respeito ao combate da pandemia e em apoio aos municípios do Paraná".


"O que estamos fazendo é garantir por parte do legislativo todo apoio aos municípios paranaenses. Temos várias ações que impactam no combate ao coronavírus. Vão desde o fornecimento do Cartão Comida Boa, a suspensão do corte da água, luz e gás e da cobrança do financiamento das obras municipais e os recursos para contratação de leitos de enfermaria de UTIs", reforçou Romanelli.


Scalco e o ex-prefeito Joarez Henrichs, representante do Paraná na CNM (Confederação Nacional dos Municípios), agradeceram Romanelli pelo trabalho realizado pelos deputados da Assembleia Legislativa. “Todos os deputados têm ajudado as 399 cidades do estado a superar essa crise e muitas das ações propostas e aprovadas pela Assembleia ajudam os municípios nesse momento de crise que afeta a toda a sociedade civil”, avalia o prefeito Darlan Scalco.


A AMP também convidou o deputado a participar de uma assembleia geral, com data a ser marcada, com a participação de todos os prefeitos paranaenses. “Somente depois de esgotados todos os recursos necessários para garantir a segurança da população paranaense vamos definir uma data para essa assembleia”, orientou Romanelli.


O encontro pode acontecer a partir de agosto. Já a agenda com Romanelli foi marcada pelo prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PTB), vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná.


Fonte: ALEP

22 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest