banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Mostra de arte que dá visibilidade às mulheres vira versão virtual durante o isolamento social

Exposição IlustraDELAS que estava exposta no Pátio Metrô São Bento migrou para as redes sociais do empreendimento por causa da pandemia. A missão é continuar prestigiando as obras das artistas e trazer cultura para o dia a dia das pessoas.

Lançada em março no Centro de São Paulo, a exposição IlustraDELAS virou uma versão digital. Organizada pelo Pátio Metrô São Bento, centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto no Centro de SP, a mostra começou a ser realizada on-line, no dia 6 de maio, para respeitar o isolamento social por causa da pandemia de Covid-19 (coronavírus). Ao todo, serão expostas pela internet doze obras de doze artistas mulheres diferentes.


O objetivo da exposição é dar visibilidade às mulheres que produzem arte. Os trabalhos criam suas próprias imagens femininas, traçadas como mulheres que são sujeitos e agentes na realidade.


Nessa fase de pandemia e quarentena, a mostra virtual tem a missão de continuar aplaudindo e trazendo cultura para o dia a dia das pessoas. Para isso, as obras estão sendo publicadas no Instagram e Facebook do Pátio Metrô São Bento. Além das imagens, toda a história das peças está sendo contada e as obras estão acompanhadas com um texto informativo e depoimento das artistas.


A exposição virtual convida o público a conhecer essas obras produzidas por artistas de várias regiões, sendo que os trabalhos foram realizados com diferentes técnicas como fotografia, colagem, pintura e desenho. As artes serão publicadas a cada dois dias.


A primeira obra foi a pintura de acrílico sobre tela "Varanda Suspensa", de 2019. "A pintura ‘Varanda suspensa’ é uma releitura da canção de mesmo título, da cantora brasileira Céu. Carrega otimismo nas cores que acompanham o ritmo da música e símbolos femininos se apropriando do espaço de uma janela, que conecta a vida privada com a cidade. A exposição IlustraDELAS foi, para mim, um ambiente de reconhecimento de diversos locais da vivência feminina na sociedade", explica a artista Raabe Campos.


Uma das curadoras da exposição foi Anita de Souza Lazarim. Ela é mestre em história pela Unifesp e atualmente é educadora do Museu Afro Brasil, realizando ações de mediação de exposições, pesquisas, cursos e oficinas. A outra curadora foi Isabella Parrón, que é bacharel em Artes Visuais pela Unicamp e gerente de marketing do Pátio Metrô São Bento. Ela é responsável pelas atividades culturais do centro comercial. Conheça as artistas participantes da exposição virtual IlustraDELAS (Artista/Instagram):


- Bruna Tardioli/@brunatardioli - Dani Rampe/@_danirampe - Denise Golçalves/@d.ilustra - Erika Lourenço/@erika.lourencoo - Julia Lacerda/@casadetatu - Luanna Romão/@luannaromo - Amora Moreira/@amori.nha - Amanaci/@amana.ci - Mariana Leal/@art.marianaleal - Moara Brasil/@moarabrasil - Raabe Campos/@raabe.campos - Silvana Mendes/@sil.vana

https://patiosaobento.com.br/

26 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest