Situação de emergência hídrica pode ser debatido na Assembleia

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná solicitando para que a situação de emergência hídrica decretada pelo governador Ratinho Júnior no dia 7 de maio seja debatida no plenário da Assembleia durante uma sessão remota de deliberação.



O expediente convida o geólogo, Everton Luiz da Costa Souza, presidente do Instituto Água e Terra – IAT (antigo IAP, ITCG e Águas Paraná), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – Sedest, a fim de exponha aos deputados e aos cidadãos paranaenses, através dos meios de comunicação que transmitem as sessões deliberativas remotas, sobre o agravamento da estiagem no Paraná que fez o Poder Executivo decretar a situação de emergência hídrica no estado.


O deputado Luiz Fernando Guerra destaca no documento que de acordo com o alerta do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR, o período de estiagem no estado deve se estender pelo menos até setembro, criando um cenário de seca ao longo do outono e do inverno. Com isso, os mananciais levarão ainda mais tempo para recuperar as condições normais de abastecimento. Outro ponto é que a própria climatologia de precipitações do Paraná aponta para valores menos significativos de chuva nos meses do outono e inverno.


Ao lado da decretação do estado de Calamidade Pública, por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a medida oficial de reconhecimento da situação de Emergência Hídrica no Estado do Paraná, teve em vista a redução do volume de água disponível para captação para o consumo humano e dessedentação de animais, que teve como causa a estiagem classificada como desastre nos termos da normativa federal, destacou o parlamentar.


“A exposição certamente contribuirá com a publicidade da situação de emergência hídrica no Paraná, além da conscientização e informação aos consumidores quanto à economia e uso racional da água”, enfatizou o deputado Luiz Fernando Guerra.


Fonte: Assembléia Legislativa do Paraná

20 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest