banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Afonso Pena terá terceira pista em até cinco anos

Pista permitirá pousos e decolagens com conexões para os Estados Unidos e Europa



O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, terá uma pista completamente nova nos próximos anos. Ela será paralela à atual, com pelo menos três mil metros de extensão, e permitirá pousos e decolagens sem conexões para os Estados Unidos e países da Europa com aeronaves de grande porte (categoria 4E). A Secretaria Nacional de Aviação Civil decidiu incluir a obra no novo edital de concessão do aeroporto depois de articulação do Governo do Estado e dos setores industrial e empresarial do Paraná.


O prazo de implantação será de 60 meses (cinco anos) após o início do contrato de exploração do terminal, cuja licitação está prevista para ocorrer no fim de 2020. Com a nova pista, as aeronaves poderão operar no Afonso Pena em qualquer turno, diurno ou noturno, com a ajuda de sistema de pouso por instrumentos. Elas também poderão decolar com carga máxima de combustível.


O governador Ratinho Junior destacou que a nova pista vai potencializar os voos em um dos aeroportos mais modernos do Brasil e será fundamental para o aumento gradual do turismo e do comércio exterior no Estado. “É uma conquista para o Paraná. A nova pista permitirá conexões diretas com centros consumidores de produtos paranaenses e trampolim rápido dos empresários para o mercado asiático, grande importador da nossa cadeia de carnes e grãos”, afirmou Ratinho Junior. “A nova pista é parte fundamental da estratégia de transformar o Estado em um hub logístico de toda a América do Sul”, acrescentou. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que a conquista atende demanda há muito tempo represada no setor. “A nova pista coloca a nossa capital no mesmo patamar das grandes capitais mundiais", afirmou.

25 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest