Comfort Food pode gerar bem-estar durante a quarentena

Sabores que ativam sensações de prazer e segurança trazem conforto, diz chef; Aprenda três receitas saborosas e simples para momentos desafiadores.

Além do papel nutritivo, a comida é responsável por saciar a fome e aspectos emocionais como alegria, reconhecimento, solidão e melancolia. Com isso, o termo comfort food representa o papel da comida além da sua função fisiológica, ativando sensações de satisfação e conforto no corpo. Uma comfort food pode gerar bem-estar durante as mudanças bruscas advindas da quarentena. "Em momentos desafiadores, sabores que ativam sensações de prazer e segurança trazem conforto", explica Luana Hernandez, chef parceira da Smart.


O ato de se alimentar faz parte diariamente do processo natural da vida desde o nascimento. Comer está relacionado à sobrevivência e vitalidade do homem. No entanto, a alimentação é determinada pela disponibilidade de alimentos locais, hábitos e aspectos culturais. "A forma como comemos e os gostos pessoais estão diretamente ligados à experiência de cada pessoa. Está relacionado às preferências alimentares do meio que crescemos que, geralmente, se mantém ao longo da vida", reforça a chef.


Luana lembra também que a comida é uma máquina do tempo. Ao sentir um sabor específico, é possível voltar, com apenas uma garfada, a detalhes de uma situação vivenciada na infância e a experiências de uma viagem, por exemplo. "Os temperos são indispensáveis em uma comfort food. Ervas e condimentos aguçam sentidos e nos levam facilmente a uma memória afetiva", conta. Além disso, segundo a chef, diante de situações desafiantes, as ervas e condimentos também podem contribuir com suas propriedades terapêuticas como antioxidantes e bactericidas, que fortalecem o sistema imune.


Confira as três comfort food simples e saborosas que a chef parceira da Smart sugere para experimentar durante a quarentena:

Sopa de feijão com macarrão Serve 2 pessoas

500 g de feijão vermelho cozido com louro e caldo 4 dentes de alho 2 tomates 3 colheres de sopa de azeite 1 cenoura grande 2 talos de salsão 1 abobrinha grande 1 chuchu grande 100 g de macarrão (pode ser da sua preferência; vale conferir com risoni, com formato de grãos de arroz e o macarrão de letrinhas, que remetem à memória afetiva) Sal marinho Pimentas coloridas


Modo de preparo: Pique em cubos a cenoura, o salsão, abobrinha e chuchu. Reserve. Pique o alho e refogue com azeite, acrescente os legumes crus quando o alho dourar. Deixe que dourem bem e em seguida acrescente os tomates. Espere que desmanchem e acrescente o feijão com o caldo e o macarrão. Tempere com sal e pimentas coloridas, ambos moídos na hora. Espere o macarrão cozinhar e sirva com salsinha e cebolinha picados por cima, azeite, parmesão e torradas de pão.


Frango de panela com cúrcuma Serve 4

1 kg pedaços de frango (coxa, sobrecoxa e peito) 2 cebolas 1 colher de chá de Mix de Ervas e sal rosa 3 colheres de sopa de óleo de girassol. 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó (açafrão da terra) ¼ colher de chá de colorau (urucum em pó) 1/2 xicara de vinho branco seco 200 g de mini batatas 100 g echalotes (chalotas, conhecida também como cebolinha-branca) ½ maço de salsa


Modo de preparo: Tempere os pedaços de frango com o Mix de Ervas e sal rosa e reserve. Refogue a cebola picada no óleo, em fogo baixo, até que fique bem dourada. Vá pingando água para evitar que a cebola queime, mas continue refogando. Repita o processo por cerca de três vezes ou até formar um creme de cor marrom. Agregue a cúrcuma, o colorau e os pedaços de frango. Deixe fritar levemente, acrescente o vinho branco e cozinhe em fogo brando até começar a secar o líquido. Agregue as batatas inteiras lavadas e com casca e as echalotes descascadas e mexa vez ou outra. Vá acrescentando água aos poucos. Quando o frango estiver cozido e o molho espesso, finalize com salsa picada e sirva com arroz branco e quiabo refogado.

Espaguete com almôndegas Serve 4

500 g de espaguete

Almôndegas: 200 g de carne vermelha moída 200g de carne suína moída 150 g de bacon moído 1 ovo 2 colheres de sopa de migalhas de pão amanhecido 1/2 colher de chá de canela em pó 1 colher de chá de Sal rosa temperado para carnes ¼ xícara de óleo para fritura Molho de tomate: 2 latas de tomate pelado 4 dentes de alho 1 colher de sopa de manteiga 1 ramo de alecrim Ramos de tomilho Ramos de manjericão


Modo de preparo: Misture todos os ingredientes da almondegas e amasse até formar uma pasta homogênea. Enrole as bolinhas do tamanho de preferência e frite no óleo para dourarem. Reserve. Para o molho de tomate, frite o alho picado na manteiga e acrescente o tomate pelado batido no liquidificador. Faça um buquê com os ramos das ervas e barbante e acrescente ao molho. Deixe apurar. Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente abundante e sal. Acrescente as almôndegas ao molho, para terminarem de cozinhar. Retire o buquê de ervas. Misture a massa ao molho e sirva com parmesão.

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