Cine Passeio estreia sala de exibição virtual e novas plataformas grátis

Estrela do Passeio em Casa, a nova sala virtual Cine Vitória inaugura a iniciativa com cinco filmes em quatro sessões disponíveis em qualquer horário.

O Cine Passeio tem novidades para deixar o público sem a menor vontade de sair de casa e, assim, manter-se firme na prevenção do contágio pelo novo coronavírus. A Fundação Cultural (FCC) e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) estreiam, a partir desta quinta-feira (30/4), o projeto multimídia Passeio em Casa.


Além de uma nova plataforma para exibir filmes selecionados – a sala de cinema virtual Cine Vitória, destaque do projeto – a iniciativa abrange o podcast Passeio e as masterclasses Conversas sobre Cinema. O acesso é grátis e pode ser feito pelo www.cinepasseio.org.


A ideia, segundo os curadores Marcos Jorge e Marden Machado, é levar a programação de filmes, bate-papos e aulas do Cine Passeio – enquanto durar o isolamento social – para dentro da casa dos cinéfilos. Como o projeto deverá se tornar permanente, mais tarde será possível acessar a programação de qualquer lugar.


O Cine Passeio integra a rede de unidades da Fundação Cultural de Curitiba e é gerido pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). O projeto Passeio em Casa é mais uma ação do programa FCC Digital, lançado durante o período de pandemia para adaptar e manter todas as coordenações de linguagens artísticas e de patrimônio cultural conectadas com seus públicos.


Novo Cine Vitória


Estrela do Passeio em Casa, a nova sala virtual Cine Vitória inaugura a iniciativa com cinco filmes (quatro longas e um curta-metragem) em quatro sessões disponíveis em qualquer horário. Todas são grátis.


A primeira sessão resulta de uma seleção de filmes de ficção feitos em Curitiba, por realizadores curitibanos ou que moram na cidade, e que fizeram parte da programação da Mostra Curitiba de Cinema 2019. Os títulos escolhidos são o curta Do Tempo Que Eu Comia Pipoca (de Catherine Agniez e Heloísa Passos e com Guta Stresser no elenco) e Lance Maior (de Sylvio Back, primeiro longa rodado em Curitiba, em 1968).


A seguir vem o autobiográfico Meu Amigo Hindu, último filme de Hector Babenco e estrelado por Willem Dafoe e Barbara Paz. Este filme integra a Mostra Hector Babenco, que nas próximas semanas exibirá oito dos dez filmes dirigidos pelo cineasta. A mostra é uma parceria entre o Cine Passeio a distribuidora Spcine Play.

A terceira sessão selecionou o épico Revolução em Paris, de Pierre Schoeller, sobre a Queda da Bastilha e o nascimento da Revolução Francesa. O filme integra a Mostra Varilux de Cinema Francês.


Benzinho, de Gustavo Pizzi, está na quarta sessão. O filme foi vencedor de várias edições do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – o Oscar do cinema nacional. Por acordo firmado com a distribuidora, o número de acessos foi limitado em 100 visualizações.


Segundo Marden Machado, o nome Cine Vitória é referência às adaptações da rotina cultural do cenário da pandemia de covid-19 e também homenagem ao maior cinema de rua de Curitiba e um dos maiores do Brasil. O Cine Vitória funcionou de 1963 a 1987 na Rua Barão do Rio Branco, no Centro, e reuniu estrelas do cinema nacional e estrangeiro. No local, havia uma calçada da fama para registrar a passagem das estrelas da telona do passado.


Outras plataformas


Outra estreia do Projeto Cinema em Casa, as masterclasses e debates do ciclo Conversas Sobre Cinema começam neste sábado (02/05). Sempre das 15h às 17h, elas serão ministradas por nomes representativos do cenário audiovisual brasileiro, na sala virtual de cursos, por meio de vídeoconferência.


A primeira ficará a cargo do pesquisador Fernando Brito, curador da distribuidora Versátil, que abordará o centenário do cineasta italiano Federico Fellini. É necessário fazer inscrição para receber o acesso às masterclasses e as vagas são limitadas.


Brito também será a atração da estreia do Podcast Passeio, a partir de sexta-feira (1º/5). Ele trará para a mídia de áudio os assuntos tratados em sua masterclass virtual sobre a carreira de Fellini e sua filmografia.


Na segunda-feira (4/5), será lançado o segundo bate-papo em podcast. A convidada é a atriz de Meu Amigo Hindu, Bárbara Paz. Os podcasts serão sempre disponibilizados no site do espaço, sendo possível o acesso pelas plataformas Spotify ou Deezer.


Serviço: Passeio em Casa


Para acesso grátis: Cine Vitória – o espectador escolhe o horário pelo www.cinepasseio.org Podcast Passeio – o espectador escolhe o horário pelo http://www.cinepasseio.org/podcasts , Spotify ou Deezer Conversas Sobre Cinema (masterclasses) – sempre aos sábados, das 15h às 17h, mediante inscrição prévia pelo http://www.cinepasseio.org/acontecendo

27 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest