A importância da fisioterapia na recuperação da COVID-19

O coronavírus causa uma inflamação muito grande nos pulmões, afetando diretamente a troca gasosa e, por isso, os pacientes entram em falência respiratória muito rapidamente. Dessa forma, a fisioterapia tem papel fundamental tanto no início do tratamento como na recuperação.

Segundo a Dra. Natália Varella, fisioterapeuta intensivista do Hospital São Vicente, a fisioterapia é dividida em duas áreas, a motora e a respiratória. A motora normalmente é a mais conhecida. No caso da COVID-19, a respiratória tem grande importância dentro da UTI. “Começamos fazendo uma avaliação do padrão ventilatório do paciente, se ele está com esforço, se precisa de suporte ventilatório maior, seja a ventilação não invasiva ou a mecânica invasiva, o que é sempre discutido com uma equipe multidisciplinar”, conta.


Os pacientes com coronavírus têm avançado rapidamente para necessitar da ajuda dos aparelhos. É preciso fazer então toda a adequação dos parâmetros respiratórios: “Frequência respiratória, volume corrente, pressão expiratória positiva, que é a que mantém os pulmões mais armados, entre outros parâmetros. Por essa doença ter um curso muito longo, entre duas e três semanas, desde que é instituída a ventilação mecânica, é comum que quando o paciente ainda está precisando desse auxílio, surjam novos pacientes. Por isso comenta-se tanto sobre a superlotação das UTIs e a importância do isolamento social”, complementa Natália.


Passado o período crítico, é preciso retirar o suporte ventilatório. “Nessa segunda fase, entra junto a fisioterapia motora, para o paciente ganhar a força muscular perdida nesse período de mobilização. Além da otimização da higiene brônquica e, por fim, que ele consiga respirar sozinho”, finaliza.


Sobre o Hospital São Vicente-Funef


Fundado em 1939, o Hospital São Vicente tem ampla atuação no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é gerida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Koutoulas Ribeiro (FUNEF).


Sua estrutura conta com Pronto Atendimento, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Exames, UTI, Unidades de Internação e Centro de Especialidades. O programa de Residência Médica credenciado pelo MEC nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.


Mais informações: www.saovicentecuritiba.com.br


Acompanhe nossa página no Facebook: www.facebook.com/hospitalsaovicentecuritiba


Hospital São Vicente – Funef

Rua Vicente Machado, 401 – Centro – Curitiba/PR

(41) 3111-3000

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest