banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Curitiba tem unidade exclusiva para atender profissionais de saúde

Centro Odontológico atende médicos e enfermeiros



De médico a auxiliar, todos os profissionais da rede municipal de saúde de Curitiba que estão com quadros respiratórios contam com um local exclusivo de apoio. A Unidade de Atendimento em Saúde do Trabalhador, no Portão, foi criada para dar suporte aos profissionais com sintomas de covid-19.


Em funcionamento desde 13 de abril, a unidade tem uma equipe de seis médicos e dois enfermeiros que prestam atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Além das consultas médicas, no local são feitos testes de covid-19 nos profissionais.


“É uma unidade de saúde exclusiva para atender nossos trabalhadores, enfermeiros, médicos, técnicos e outras categorias de profissionais que estão na lida diária e que são essenciais no enfrentamento a essa que é a maior pandemia do século”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.


Desde a ativação, passaram pela unidade 122 profissionais da rede municipal que apresentaram sintomas respiratórios. Até o momento não foram confirmados casos de covid-19 nos profissionais atendidos nesta unidade. Os resultados foram 90 casos descartados e 32 aguardando resultado.


Além de consultar e fazer os testes nos profissionais, a unidade monitora os pacientes até o resultado dos exames.


“Achei ótimo ter essa unidade pra gente, é uma garantia de que podemos voltar a trabalhar com mais tranquilidade, ainda mais que meu resultado foi negativo, um alívio mesmo”, disse Marili de Fátima Bastos, técnica de enfermagem da rede municipal.


Assim como para qualquer paciente que apresente os sintomas da infecção pelo novo coronavírus, o isolamento é a principal recomendação.


Médica pneumologista da Prefeitura de Curitiba há 28 anos, Leonor Maeda afirma que está muito feliz em trabalhar na unidade. “Nesse momento tão crítico temos que auxiliar os colegas de trabalho que estão na linha de frente, porque precisamos deles, mais do que nunca, saudáveis e prestando atendimento à população, disse Leonor.


Testes rápidos

No mesmo local também ficam armazenados os testes rápidos de covid-19 destinados a profissionais da saúde, tanto do município como de hospitais públicos e privados da capital, maternidades e hospitais psiquiátricos.


“Os profissionais da saúde que estão na linha de frente ao atendimento da covid-19 são do grupo prioritário para testagem, conforme recomendação do Ministério da Saúde”, disse Márcia.

2 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest