Transporte rodoviário de cargas tem queda de 46,4%

Dados de pesquisa foram divulgados ontem por associação do setor



O volume de cargas transportadas no Paraná apresentou um recuo de 46,4% na quinta semana da pesquisa. No Brasil a queda foi de 45,17% com o impacto da Covid-19. Os dados são da pesquisa Impacto do Coronavírus no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), realizada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) e divulgada ontem. A pesquisa é desenvolvida com empresas de vários tamanhos e segmentos, com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Juntas, elas representam a totalidade das transportadoras de carga do mercado.


Os dados estão sendo apurados desde o dia 16 de março, e durante todo o período, até o momento, responderam mais três mil empresas de todos os Estados e do Distrito Federal. Na análise por segmento, as cargas fracionadas – aquelas que contêm pequenos volumes – tiveram queda de 47,58%, número que corresponde a entregas para pessoas físicas, distribuidores, lojas de rua e de shoppings, além de supermercados e outros estabelecimentos.


Já para cargas lotação ou fechadas – que ocupam toda a capacidade dos veículos e são utilizadas basicamente nos abastecimentos industriais e no escoamento de safras –, a pesquisa mostra diminuição de 43,34%, mantendo os dados das pesquisas passadas de enfraquecimento do comércio geral, indústria automobilística, eletrônicos, linha branca, combustíveis, alimentos, dentre outros segmentos.

Últimas Notícias