Unicentro transforma bebidas apreendidas em álcool em gel

Instituição do Paraná tem produzido cerca de 500 kg por dia



A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) está produzindo álcool em gel com bebidas que foram apreendidas pela Receita Federal. A parceria existe desde 2009, mas foi intensificada por causa do novo coronavírus.


A produção do álcool em gel é feita no campus de Guarapuava, na região central do Paraná, por professores e estudantes dos cursos de química, biologia, administração e farmácia.


Diariamente, cerca de 500 kg de álcool em gel são produzidos. A universidade distribui a produção para prefeituras e órgãos públicos do estado.


O diretor da agência de inovação da Unicentro, Maico Taras da Cunha, explica que no começo do projeto a universidade utilizava o material apreendido para a produção de combustível.


No entanto, por conta da elevada pureza do produto, os pesquisadores começaram a utilizar o material para a produção do álcool para limpeza.


Álcool glicerinado

Para a produção de álcool em gel é necessária a adição de um componente chamado carbopol, que está em falta no mercado mundial.


Por conta disso, a Unicentro também começou a produzir álcool glicerinado.


Segundo o diretor da agência de inovação, o produto tem a mesma eficácia que o gel. A diferença está na taxa de evaporação.

Publicidade

Últimas Notícias

6 de Março de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais Certificados

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale