No Ministério Público, Greca destaca união de poderes contra pandemia

Na posse do procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia, prefeito Rafael Greca enfatizou a parceria com MPPR diante do novo coronavírus


Crédito: Daniel Castellano

O procurador de Justiça Gilberto Giacoia tomou posse, nesta quarta-feira (8/4), no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR). Ele substitui o procurador de Justiça Ivonei Sfoggia, que conduziu a instituição nos últimos quatro anos.


A cerimônia, em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores do MPPR, teve apenas a presença do prefeito Rafael Greca e de autoridades dos três poderes do Estado. A posse foi transmitida por videoconferência como medida de prevenção contra o novo coronavírus.


Saudando todos os presentes, Greca enfatizou a atuação do MPPR diante da covid-19.


“Com a posse de Gilberto Giacoia, o destino não nos nega um dos melhores nomes do valoroso quadro do Ministério Público para nos ajudar nesse momento de travessia difícil”, destacou o prefeito de Curitiba, em referência à necessidade de união de todas as instituições públicas para reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus.


O prefeito ressaltou ainda a integridade moral, o espírito cívico e o profundo saber do novo procurador-geral. “Em nome dos curitibanos, nos somamos ao Colegiado de Procuradores ao desejo de que Gilberto Giacoia tenha todo sucesso nessa nova missão à frente do Ministério Público”, disse.


Greca também agradeceu ao trabalho de Ivonei Sfoggia à frente do MPPR nos últimos quatro anos. “Quando assumi a Prefeitura, as contas do município estavam na lama e precisávamos votar o Plano de Recuperação de Curitiba. Com o apoio do Ministério Público, conseguimos reconstruir a cidade, nunca esquecendo nossa missão de garantir serviços de qualidade, principalmente, para os menos favorecidos”, exemplificou ele.


Giacoia afirmou que este é o momento de todos se unirem para garantir o fortalecimento das instituições e também para garantir que a população tenha seus direitos garantidos neste momento de tantas incertezas por conta da pandemia mundial. “A hora é de grandeza moral do homem”, afirmou ele.


A mesa de honra também foi composta pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano; pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; pelo presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, André Tiago Pasternak Glitz; e pelo corregedor-geral do MPPR, procurador de Justiça Moacir Gonçalves Nogueira Neto.


Trajetória Gilberto Giacoia assume o cargo de procurador-geral de Justiça pela quarta vez. Ele já havia exercido a função em três mandatos, de 1998 a 2000, de 2012 a 2014 e de 2014 a 2016. Ingressou no MPPR há 39 anos, ele foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 1995 e presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) de 1999 a 2000.


Candidato mais votado pelos membros do MPPR, ele foi eleito para o cargo com 595 votos, em eleição realizada no dia 13 de março. O mandato é de

dois anos.


O novo procurador-geral é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010). Também é professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que pertence à Universidade do Norte do Paraná.


Fonte: Prefeitura de Curitiba.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

26 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale