Intervenções garantem manutenção de Curitiba no 1º trimestre

Serviços executados pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas dão mais segurança a pedestres


Crédito: Isabella Meyer/ SMCS

Serviços de manutenção em equipamentos urbanos de Curitiba foram feitos por toda a cidade neste primeiro trimestre, que se concluiu na última terça-feira (31/3). Os trabalhos foram executados pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas.


Para garantir maior segurança a pedestres e, até mesmo, a motoristas, os viadutos do Orleans, na Avenida Toaldo Túlio, e do Colorado, que liga a Avenida Comendador Franco à Rua Mariano Torres, no Rebouças, receberam intervenções nos meses de fevereiro e março. No Orleans foi feita a recuperação do guarda-corpo e do gradil, que também foi pintado. Na estrutura viária do Rebouças, o gradil passou por obra de revitalização.


Ainda neste início de ano, também foram recuperados guarda-corpo e gradil dos viadutos da Rua Eduardo Pinto da Rocha, no Alto Boqueirão, e da Rua Paulo Gorski, entre os bairros Seminário e Mossunguê.


Para o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, os serviços de manutenção e conservação são mantidos por terem caráter essencial.


“Não podemos descuidar da segurança das pessoas e essas estruturas de concreto e ferragem exigem atenção constante, pois sofrem desgaste pela ação do tempo, são danificados por eventuais acidentes e, ainda, por ataques de vândalos”, aponta o secretário de Obras.


Os serviços nos viadutos dão sequência ao trabalho feito no segundo semestre do ano passado em grades e guarda-corpo da trincheira da Rua Comendador Fontana, no Centro Cívico; da passarela da Linha Verde nas imediações com o cruzamento com a Rua Engenheiro João Bley Filho, no Pinheirinho; e no viaduto da Rua Francisco Derosso, no Xaxim.


Escadaria e rampa No mês de fevereiro, quatro acessos de pedestres ao calçamento da Avenida Comendador Franco receberam obras de requalificação. No Prado Velho, no encontro com a Rua Manoel Severino da Fonógrafo, foram realizadas melhorias de acessibilidade na escadaria e na rampa com a instalação de corrimões duplos metálicos.


Na esquina com a Rua Hipólito Rodrigues da Rocha, no Guabirotuba, a escadaria ganhou corrimões duplos metálicos. Ainda no Guabirotuba, no cruzamento com a Rua Joaquim Mariano Ribas, as escadas também passaram a contar corrimões duplos metálicos para facilitar a vida dos moradores.


No Jardim das Américas, na altura da Rua Luiz Antonieto, a escadaria agora dispõe o apoio dos corrimões duplos metálicos. Todos os trabalhos feitos nos acessos à Avenida Comendador Franco foram acompanhados de serviços de pintura.


Acessibilidade Está em fase final a implantação de duas plataformas de acesso na Rua da Cidadania Matriz, no acesso pela Rua Desembargador Westphalen, no Centro. O equipamento garantirá maior acessibilidade e segurança às pessoas que frequentam o local na busca dos mais diversos serviços.


Fonte: Prefeitura de Curitiba.

Últimas Notícias