banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Araucária: Antiga estrutura do NIS está em reforma para receber vítimas do novo Coronavírus

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, esse espaço exclusivo de atendimento a pessoas com síndromes gripais está previsto para atender a mais de 90 pessoas; da observação até os casos mais graves

Crédito: Carlos Poly

A Prefeitura de Araucária está empenhada em realizar a reforma da estrutura onde funcionou o antigo pronto-atendimento do NIS. As obras já estão em andamento e devem ser concluídas nas próximas semanas. O local será para atendimento exclusivo de pessoas com síndromes gripais, o que inclui casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19). Além de melhorar o atendimento específico e as condições de isolamento dessas pessoas, o funcionamento dessa estrutura também vai ajudar a evitar aglomerações no atendimento de outros casos de urgência e emergência que continuarão a ser atendidos na UPA do município.


Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, esse espaço exclusivo de atendimento a pessoas com síndromes gripais está previsto para atender a mais de 90 pessoas; da observação até os casos mais graves. Diversos municípios estão correndo contra o tempo para implantar estruturas emergenciais de saúde, como Hospitais de Campanha, visando atender a pessoas infectadas pelo vírus. Araucária também está buscando garantir atendimento mais adequado para esse tipo de situação inédita. Mas as principais recomendações de saúde são as que vêm sendo enfatizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde: ficar em casa e redobrar os cuidados com a higiene.


Diversos estudos e especialistas em saúde do mundo inteiro têm apontado que a melhor forma para impedir um colapso no atendimento de saúde (por excesso de procura) é evitar que muitas pessoas entrem em contato com o vírus em um espaço curto de tempo. Os exemplos de sucesso no mundo são as localidades onde houve a determinação para as pessoas ficarem em casa antes que disparassem o número de casos de síndrome respiratória. Quanto mais tardia a recomendação de isolamento em casa mais mortes estão sendo contabilizadas.


SINTOMAS – Dor no corpo, tosse seca e febre alta, por exemplo, são sintomas comuns de vários tipos de enfermidades. O que tem sido motivo de alerta para a necessidade de procurar atendimento médico é se um ou todos esses sintomas ocorrem junto com dificuldade de respirar. Neste caso, é muito importante buscar atendimento de saúde para que o caso seja verificado. Outra informação importante é que o tratamento para combater esses sintomas é definido pelo médico sem a necessidade de esperar pela realização de teste do Covid-19.


DISK CORONA - Pelo número de telefone 0800-6425250 (ligação gratuita), o morador de Araucária pode falar com profissionais habilitados da área de Saúde (entre eles, médicos e enfermeiros) para esclarecer dúvidas sobre sintomas e a necessidade de atendimento médico. A equipe de atendimento telefônico está à disposição das 7h às 19 horas, todos os dias da semana.

29 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest