Urbs diz que queda do número de passageiros chega a 80% em dias úteis

Prefeitura adotou tabela de sábado para o transporte coletivo



Terminais e ônibus já têm queda expressiva de movimento de passageiros em Curitiba. Segundo levantamento da Urbs (Urbanização de Curitiba), o fluxo de passageiros caiu 80,5% desde que entraram em vigor medidas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus. Em dias úteis normais, são em média 734.626 passageiros. Na última quarta-feira foram 143.241 passageiros no dia.


Fiscais da Urbs fizeram na manhã desta sexta-feira (27/3) uma série de registros de imagens do fluxo de passageiros no sistema da capital. As imagens foram feitas entre 6h e 8h - período de pico da manhã no transporte coletivo - e é possível conferir que, mesmo com a implantação da tabela de horários de sábado em dias de semana, não estão sendo registradas aglomerações. Os ônibus não estão lotados e muitos terminais estão quase vazios.


Nos últimos dias, têm circulado nas redes sociais muitas imagens de aglomerações feitos em terminais e ônibus metropolitanos como sendo de Curitiba, o que vêm gerando confusão de informações. Com a tabela de sábado, o sistema tem capacidade para transportar 895.508 pessoas, portanto seis vezes a demanda atual de passageiros.


“Estamos operando com folga no sistema e todas as linhas estão funcionando. Mas mantemos um monitoramento permanente. Se houver necessidade, podemos colocar ônibus extras”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.


Como medida preventiva a qualquer mudança de cenário, a Urbs vai manter uma frota reserva de prontidão, capacitada a entrar rapidamente em funcionamento caso seja detectado movimento atípico em alguma linha.


“A alteração das tabelas é necessária uma vez que houve fechamento generalizado de escolas, faculdades, comércio e serviços, além de cortes nas linhas metropolitanas pela Comec", diz o presidente da Urbs.


Mudança

A alteração da tabela de dias úteis para a de sábado entrou em vigor na última quarta-feira. Nos fins de semana serão adotados horários de domingo, que representam 40% da tabela de dias de semana. A mudança entra em vigor neste sábado (28/3).


O sistema de transporte de Curitiba é composto por cerca de 1.250 ônibus e conta atualmente com 254 linhas urbanas.

Últimas Notícias