Jogos de tabuleiro: Uma alternativa para o período de quarentena

Famílias buscam soluções para distrair as crianças durante o isolamento social



Os board games, também conhecidos como jogos de tabuleiro modernos, podem trazer muito mais do que diversão. Além de ser uma alternativa de entretenimento durante a quarentena devido a pandemia do novo coronavírus, por meio deles, é possível aprender e engajar as crianças com recursos lúdicos e criativos. Com os jogos, é possível trabalhar uma grande variedade de conteúdos, exercitando a criatividade e o pensamento lógico, além de desenvolver a cooperação e o respeito com o próximo.


“O uso dos jogos estimula novas formas de pensar, fortalecendo e treinando a cognição”, explica a coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Glória, Rafaela Jorge de Oliveira. Além de desenvolver o raciocínio lógico, uma habilidade que pode ser aplicada em diversas vertentes do conhecimento, as crianças podem se divertir em um ambiente de disputa saudável e educativo.


Segundo Rafaela, essa atividade se revela importante na resolução de problemas, estratégia, raciocínio lógico, criatividade, socialização e integração. “Fora do ambiente escolar, os pais podem buscar conhecer jogos educativos que são ideais para ser jogados em casa”, esclarece a docente.


Veja alguns benefícios que os board games podem trazer:


1. Ajudam no desenvolvimento cognitivo e social: habilidades sociais podem ser aperfeiçoadas com o uso de jogos, ajudando a integrar a criança ao coletivo. Elas também aprendem a seguir regras e compartilhar com os outros. Habilidades cognitivas, como reconhecer números e padrões e até calcular estimativas, podem ser aprendidas.


2. Incentivam a interação social: a maioria dos jogos é projetada para ser jogada em grupo, isso ajuda a evitar a solidão e a construir relações positivas.


3. Promovem a reunião em família: alguns jogos são desenhados especialmente para serem jogados em família. Essa é uma grande oportunidade para todos se reunirem e participarem de algo juntos, longe de TVs, celulares ou tablets.


4. Reduzem a ansiedade: jogar ajuda a manter o equilíbrio mental e a relaxar. Isso porque os jogos promovem a imaginação, sendo possível se envolver na narrativa que está sendo criada, como construir civilizações ou ferrovias.

21 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest